Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Hospital Central da Aeronáutica sedia o II Simpósio de Otorrinolaringologia dos Hospitais Militares do Rio de Janeiro.
Início do conteúdo da página

Hospital Central da Aeronáutica sedia o II Simpósio de Otorrinolaringologia dos Hospitais Militares do Rio de Janeiro.

O evento ocorreu no dia 27 de setembro de 2019, foi aberto oficialmente pelo Diretor do HCA, o Brigadeiro Médico Walter Kischinhevsky.

O Simpósio foi promovido pela clínica de Otorrinolaringologia do HCA e organizado pelo Maj Med Antonio Augusto Junqueira, adjunto da Divisão de Ensino e Pesquisa (DEP) e o Capitão-Tenente Thiago Chalfun Matos Fonseca da Marinha do Brasil.

O objetivo principal do evento foi a troca de experiências e conhecimento técnico, estreitando os laços profissionais entre as três forças, bem como as forças auxiliares. Os temas abordados foram: “Anatomia Endoscópica do Nariz e cavidades paranasais: uma atualização”, “Papilomatose de Laringe: Atualização e epidemiologia”, “Tratamento cirúrgico do câncer de laringe”, “Reabilitação auditiva nos pilotos”, “As otites médias na infância no Século XXI” e “Desvendando a Vertigem Postural Paroxística Benigna”. Os palestrantes por ordem de apresentação foram: Capitão-Tenente Alexandre José de Sousa Cunha do Hospital Naval Marcílio Dias, Ten Cel Bruno Taccola Niedermeier do Hospital Central Aristarcho Pessoa, Ten Bruno Albuquerque Sousa do HCA, Cap Juliana Maria Araújo Caldeira do Hospital de Força Aérea de São Paulo (HASP), Ten Priscila Castricini Mendonça Pimentel do Hospital Central do Exército e Cap Roberta Bak Ferro do Hospital da Polícia Militar de Niterói.

Cerca de 80 pessoas participaram do Simpósio, entre civis e militares, para ouvirem as palestras de alto nível, proferidas por um médico representante de cada hospital militar do Rio de Janeiro. Além dos palestrantes, outros médicos militares e professores civis ilustres prestigiaram o evento.

Fim do conteúdo da página