Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > HCA Promove Campanha Nacional de Combate e Prevenção de Doenças Cardiovasculares
Início do conteúdo da página

No dia 26 de setembro de 2019, foram atendidos 250 pacientes na Campanha Nacional de Combate e Prevenção de Doenças Cardiovasculares em alusão ao DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO (29/09) e DIA INTERNACIONAL DO FARMACÊUTICO (25/09). Na ocasião foram disponibilizados os serviços de: aferição de pressão arterial, circunferência abdominal, índice de massa corporal (IMC) e orientação farmacêutica, nutricional e para prática de atividades físicas.

Foi observado que 57% dos pacientes atendidos eram do sexo masculino, 53% dos pacientes com idade superior a 60 anos, 51% dos pacientes com hipertensão arterial e 31% Diabetes Mellitus. A maioria dos pacientes apresentou um ou mais fatores de risco para o desenvolvimento de doença cardiovascular.

Houve uma prevalência de pacientes acima do peso, 51% com sobrepeso e 30% em grau de obesidade. Em relação à circunferência abdominal, 58% dos pacientes apresentaram valores superiores aos recomendados pela Organização Mundial de Saúde. Esses achados estão diretamente relacionados a um estilo de vida sedentário e uma alimentação pobre em nutrientes com excesso de calorias, rica em carboidratos simples e gorduras saturadas.

 

Na Campanha foram detectados 24% dos pacientes com pressão arterial acima 140 x 90 mmhg, estes foram encaminhados para avaliação médica e acompanhamento pelo Programa Assistencial Integrado (PASIN). Devido aos fatores de risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e/ou a utilização de mais de 5 medicamentos, 33% dos pacientes foram encaminhados para serem acompanhados pelo Programa de Atenção Farmacêutica (PAF).

Esta Campanha foi realizada com o apoio do Centro de Prevenção e Reabilitação cardíaca (CPRC) e do PAF, serviços estes voltados para a prevenção de doenças cardiovasculares.

O PAF direcionado aos pacientes com doenças cardiovasculares, diabéticos, e/ou pacientes polimedicados. O atendimento farmacêutico é realizado no PASIN e tem como objetivo reduzir os problemas relacionados aos medicamentos, aumentar a adesão ao tratamento, prevenir problemas de saúde e esclarecer dúvidas sobre medicamentos.  O encaminhamento para o programa pode ser realizado pelos profissionais de saúde do HCA.

O CPRC visa melhorar a saúde e as condições físicas do paciente com doenças cardiovasculares, é composto por uma equipe multidisciplinar de Cardiologista, Preparador Físico, Nutricionista, Fisioterapeuta, Farmacêutico, Psicólogo e Assistente Social.

Fim do conteúdo da página