Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > HCA Promove Roda de Conversa com Gestantes
Início do conteúdo da página

Visando a melhor preparação física e emocional das gestantes para o sucesso no parto normal, vem sendo realizado no Hospital Central da Aeronáutica um programa de encontros quinzenais chamado “Roda de Conversa com Gestantes”. Até junho tivemos a participação de aproximadamente 70 pessoas.

As palestras são promovidas pelo Serviço de Ginecologia e Obstetrícia, com o apoio da equipe multidisciplinar que incluem neonatologistas, enfermeiras obstétricas, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, fisiotepeutas e profissionais de educação física. Tratam de temas relacionados à gestação, parto e puerpério, com o objetivo de oferecer um espaço de diálogo aberto às gestantes, estimulando a troca de experiências, o esclarecimento de dúvidas e um maior aprendizado a respeito de assuntos relacionados à gestação.

Nessas conversas de aproximadamente duas horas também são ensinados exercícios para alívio da dor e facilitadores do parto normal, além de técnicas respiratórios e de relaxamento, que auxiliam a mulher a vencer esse momento de profunda alteração no estilo de vida das famílias. Visam também a participação dos pais e acompanhantes, preparando-os de uma melhor forma para o suporte físico e emocional necessário durante todo o processo.

Uma forma de trazer maior segurança e tranquilidade à gestante é a visitação à maternidade, onde será realizado o parto.

Os próximos temas abordados serão:

Exercícios respiratórios e posições facilitadoras durante o trabalho de parto;

Papel do acompanhante durante o trabalho de parto;

Técnicas não farmacológicas de alívio da dor durante o trabalho de parto;

Benefícios da atividade física na gestação;

Puerpério e exercícios fisioterapêuticos no pós parto;

Nutrição na gestação;

Aspectos psicológicos da gestação e puerpério;

Maternidade e paternidade responsável.

As rodas acontecerão até o final do ano e não necessitam de inscrição prévia. Os encontros do mês de julho ocorrerão nos dias: 11 e 25, às 10h na Unidade de Geriatria e Gerontologia (UGG) do HCA.

 

Fim do conteúdo da página