Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Campanha de Prevenção de Doenças Cardiovasculares
Início do conteúdo da página

 


Em 25 de setembro de 2018 o Hospital Central da Aeronáutica promoveu uma Campanha Nacional de Combate a Prevenção de Doenças Cardiovasculares em alusão ao dia Mundial do Coração e Dia Internacional do Farmacêutico. A campanha contou com o apoio do Centro de Prevenção e Reabilitação cardíaca; Programa de Atenção farmacêutica e equipe de enfermagem. Foram disponibilizados os serviços de: aferição de pressão arterial, circunferência abdominal, índice de massa corporal (IMC), medição do colesterol total e orientação farmacêutica, nutricional e para prática de atividades físicas.

Foram atendidos 45 pacientes, destes, 20% foram do sexo masculino e 80% do sexo feminino. A maioria dos pacientes relatou ter estilo de vida sedentário, apresentando IMC elevado e medidas de circunferência abdominal acima dos valores recomendados segundo os parâmetros da Organização Mundial de Saúde, 18% dos participantes da Campanha apresentaram Pressão arterial acima 140 x 70 mmhg e 20% encontravam-se com elevação do colesterol total.

Devido aos fatores de risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares 37 % desses pacientes foram orientados e encaminhados para acompanhamento pelo Programa de Atenção Farmacêutica, 26% foram encaminhados para avaliação médica no PASIN e 58% para acompanhamento nutricional individualizado.

 

O HCA oferece os seguintes serviços voltados para a prevenção de doenças cardiovasculares:

- Programa de Atenção Farmacêutica (PAF): direcionado aos pacientes com doenças cardiovasculares, diabéticos, e/ou pacientes polimedicados. O atendimento farmacêutico é realizado no PASIN e tem como objetivo de reduzir os problemas relacionados aos medicamentos, aumentar a adesão ao tratamento, prevenir problemas de saúde e esclarecer dúvidas sobre medicamentos. O encaminhamento para o programa pode ser realizado pelos profissionais de saúde do HCA;

- Centro de Prevenção e Reabilitação Cardíaca: visa melhorar a saúde e condições físicas do paciente e é composto por uma equipe multidisciplinar de cardiologistas, educadores físicos, farmacêuticos, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais.

 

Fim do conteúdo da página