Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Campanha de Prevenção e Combate ao Câncer de Boca
Início do conteúdo da página

 

Em alusão ao 76° Aniversário do Hospital Central da Aeronáutica a Divisão de Odontologia, em conjunto com a especialidade de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, realizaram Campanha de Prevenção e Combate ao Câncer de Boca.

No evento, ocorrido de 27 a 29 de agosto de 2018, aproximadamente 40 pacientes foram atendidos pela Capitão Dentista Josiane Sá e sua equipe.

Foram encontrados dois casos de leucoplasia (lesão cancerizável) e outros casos de alteração benigna. Estes pacientes foram agendados na Clínica de Estomatologia para acompanhamento, tratamento e melhor avaliação.

Infelizmente, a maioria dos casos de câncer de boca são diagnosticadas em estádios avançados da doença, o que reduz drasticamente as chances de cura do paciente. O ideal é que essa realidade seja revertida.  A visita periódica ao cirurgião-dentista para realização de exame da cavidade oral propicia a identificação de lesões potencialmente malignas e de lesões sugestivas de câncer, logo, favorece o diagnóstico precoce. Dessa forma, aumentar-se-ia a chance de cura do paciente, com tratamentos menos agressivos e mais viáveis economicamente para a rede de saúde pública e privada do Brasil.

A população deve ser conscientizada sobre a importância de procurar um cirurgião-dentista ou médico (otorrinolaringologista ou cirurgião de cabeça e pescoço) quando identificar qualquer alteração em sua cavidade oral.

O Hospital Central da Aeronáutica conta com todos esses especialistas em seu corpo clínico.

Fim do conteúdo da página