Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Campanha de Atualização da Caderneta faz parte de eventos comemorativos do Aniversário do HCA
Início do conteúdo da página

Um dos eventos que fizeram parte do calendário de comemorações do 76° Aniversário do Hospital Central da Aeronáutica, foi a Campanha de Atualização da Caderneta de Vacinação. Durante toda a semana, as pessoas que fossem pacientes ou não do hospital puderam atualizar suas cadernetas, além de ter suas dúvidas esclarecidas pelo profissional de saúde.

Dezenas de pessoas passaram pelo setor de imunização, localizado no subsolo da Unidade de Pacientes Externos (UPE) e saíram com suas cadernetas atualizadas.

"Quem não se vacina não coloca apenas a própria saúde em risco, mas também a de seus familiares e outras pessoas com quem tenha contato, além de contribuir para o aumento na circulação de doenças. Tomar vacinas é a melhor maneira de se proteger de uma variedade de doenças graves, que podem até levar à morte" destaca a Sargento Enfermeira Kelly.

O Ministério da Saúde possui calendário de Vacinação específico para cada faixa etária. Segundo o Órgão, a partir dos 20 anos, devemos nos vacinar ao menos contra sarampo, caxumba, rubéola, hepatite B, febre amarela, difteria e tétano. Para se proteger de todas essas doenças, existem quatro tipos de vacinas, disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS): Hepatite B, Tríplice Viral, Dupla Adulto e Febre Amarela.

Além dessas, é importante se vacinar uma vez por ano contra a gripe, principalmente quem tem mais de 60 anos. Em caso de perda da caderneta, o ideal é voltar ao posto que costuma se vacinar para refazer o documento, caso não seja possível, o melhor a fazer é considerar não ter sido imunizado, já que a repetição de doses não traz problemas ao paciente.

Fim do conteúdo da página