Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > HCA REALIZA PALESTRA PELO DIA NACIONAL DE COMBATE ÀS DROGAS E ALCOOLISMO
Início do conteúdo da página

 

 

O Dia Nacional de Combate às Drogas e Alcoolismo ocorre em 20 de Fevereiro. No Hospital Central da Aeronáutica, a fim de esclarecer a importância na prevenção do uso de drogas lícitas e ilícitas, foi realizada uma palestra para o efetivo de cabos e soldados, cuja faixa etária encontra-se entre a mais propensa para o primeiro uso destas substâncias, de 18 a 25 anos, conforme estudos nacionais e internacionais.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que a dependência em drogas lícitas ou ilícitas é uma doença. O uso indevido de substâncias como álcool, cigarro, crack e cocaína é um problema de saúde pública de ordem internacional que preocupa quase toda a população mundial.

A importância da prevenção no uso de drogas decorre do fato de que são substâncias que podem causar graves problemas psiquiátricos ou dependência química já no primeiro uso. Também deve-se ressaltar as repercussões negativas nos âmbitos social, familiar e ocupacional, com severos prejuízos.

Apesar do avanço de medidas terapêuticas na Psiquiatria, atualmente não é possível obter sucesso terapêutico na maioria dos casos de dependência química. Portanto, a melhor forma de evitar problemas médicos, sociais, ocupacionais ou legais relacionados ao uso de drogas é a prevenção, que passa por medidas educativas e de conscientização, que foi o objetivo da palestra ministrada pelo Ten Med Demétrius de Luna Lopes Benevides.

Fim do conteúdo da página