Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > HCA Recebe Certificação de Excelência Laboratorial - Categoria Platina
Início do conteúdo da página

O Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) conferiu ao Laboratório de Análises Clínicas, do Hospital Central da Aeronáutica (HCA), a CERTIFICAÇÃO DE EXCELÊNCIA LABORATORIAL – CATEGORIA PLATINA, por seu excelente desempenho durante 15 anos de avaliação consecutivos. Atualmente o PNCQ é o maior provedor de ensaios de proficiência do País, com mais de 5.000 laboratórios participantes e é patrocinado pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC). A SBAC é uma empresa técnico-científica produtora de amostras-controle e provedora de ensaios de proficiência e avaliação externa da qualidade - Programa de Controle Externo da Qualidade - PRO-EX. Esse exame constitui-se na comparação da exatidão das análises do HCA com a de outros laboratórios participantes do Programa Externo da Qualidade. Dessa forma, padronizando os resultados de laboratórios distintos através da comparação interlaboratorial de amostras-controle de concentração desconhecidas. Por fim, a avaliação dos resultados de cada laboratório é feita com emissão do conceito e uma classificação relativa ao desempenho do laboratório do HCA. O PRO-EX é considerado uma ferramenta importante para garantir o desempenho do laboratório em relação aos seus processos analíticos (máquina-operador-reagentes), o que possibilita um êxito nos serviços oferecidos.

O Laboratório de Análises Clínicas do HCA realiza anualmente, aproximadamente 600.000 (seiscentos mil) testes. Além disso, desde abril do ano de 2002, início da centralização dos procedimentos ambulatoriais de análises clínicas, determinado pela Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA), o HCA executa, de modo exclusivo, todos os exames de alta complexidade técnica e de maior valor agregado, somando, atualmente, mais de 160 (cento e sessenta) tipos de exames em seu portfólio com aproximadamente 15.000 testes de imuno-hormônio/mês.

“Este mérito recebido pelo HCA reflete o trabalho irrepreensível de toda a Equipe do laboratório, bem como foi resultante da supervisão segura da Gestão da Qualidade. Acredito que manter a equipe motivada e comprometida estimula a busca pela melhoria contínua dos processos para, com isso, superar as necessidades e expectativas dos usuários deste laboratório e prestar um serviço de Excelência. A conquista não ocorreu de forma isolada, pelo contrário, ela foi fruto do apoio da Diretoria de Saúde da Aeronáutica, da confiança incondicional da Direção do HCA e, também, da colaboração de todos os Militares que labutaram nesse Laboratório durante todos os quinze anos passados”, comentou o chefe do serviço, Ten Cel Farmacêutico Arilson Dias.

 

Fim do conteúdo da página