Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > 75º Aniversário do HCA
Início do conteúdo da página

Em 25 de agosto de 2017 o Hospital Central da Aeronáutica comemorou 75 anos. A solenidade teve início com uma missa celebrada pelo Coronel Capelão R1 Milton Campos, com a presença do Coral “Vozes sem Idade”.
Logo após a missa, os agraciados por Tempo de Serviço participaram da cerimônia de Entrega de Medalhas.
 O evento foi marcado pela XXXV Jornada Científica em homenagem aos 20 anos da Residência Médica deste Hospital. Iniciada em 1997, sob a gestão do Exmo. Sr. Brigadeiro Médico José Esteves de Amorim, a Residência Médica foi contemplada, a princípio, por dois programas de especialidades: Clínica Médica e Cirurgia Geral. A partir daí, este número foi aumentando progressivamente ao longo dos anos e, hoje, o HCA oferece anualmente 18 programas de residência médica.
A conferência foi presidida pelo Exmo Sr Maj Brig Med Armando Celente Soares (Diretor de Saúde da Aeronáutica).Estiveram presentes, o Exmo Sr Maj Brig Med Jorge Marones de Gusmão (Ex- Diretor de Saúde da Aeronáutica) o Exmo Sr Brig Med José Luiz Ribeiro Miguel (Diretor do Hospital Central da Aeronáutica), e o Exmo Sr Brig Med Sergio Idal Rosenberg (Subdiretor de Perícias Médicas e Subdiretor Técnico da DIRSA).

A Jornada contou com a presença do Tenente Coronel Farmacêutico R1 Mario Borges Rosa, presidente da Filial Brasileira do Instituto para Práticas Seguras no Uso de Medicamentos, que apresentou o tema “USO SEGURO DE MEDICAMENTOS”.

Contou ainda, com a palestra “Visão Global de Saúde”, ministrada pelo Exmo. Sr. Brigadeiro Médico José Esteves de Amorim.
Durante a Jornada Científica foram entregues homenagens aos profissionais que contribuíram, à época, para a implantação da Residência Médica no HCA.

Para finalizar foi divulgado o vencedor do Concurso Cultural, Suboficial SDE Marcelo Azevedo dos Santos, que escolheu o Símbolo Comemorativo Alusivo aos 75 Anos do Hospital Central da Aeronáutica.

Fim do conteúdo da página