Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > DIA NACIONAL DE COMBATE AO COLESTEROL
Início do conteúdo da página

Em 08 de agosto de 2017 o Hospital Central da Aeronáutica promoveu uma campanha em alusão ao dia Nacional de Combate ao Colesterol. A campanha contou com apoio e participação da equipe do Programa de Atenção Farmacêutica, Equipe da Reabilitação Cardíaca, Nutrição e Enfermagem. Foram atendidos cerca de 100 pacientes, que receberam orientação nutricional, farmacêutica, realizaram aferição de pressão arterial, de circunferência abdominal e do Índice de Massa Corporal (IMC).

Foi observado que a maioria dos pacientes é sedentária, apresentando Índice de Massa Corporal elevado e medidas de circunferência abdominal acima dos valores recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Devido aos fatores de risco ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares esses pacientes foram orientados e encaminhados para acompanhamento nutricional.

 Após avaliação nutricional e funcional 4% dos pacientes foram encaminhados à emergência, 18% ao PASIN e 55% ao Programa de Atenção Farmacêutica para acompanhamento.

Cabe ressaltar a preocupação do Hospital Central da Aeronáutica quanto a prevenção das doenças cardiovasculares, bem como o acompanhamento dos pacientes acometidos por esse mal, oferecendo-lhes serviços como:

- Programa de Atenção Farmacêutica (PAF) direcionado aos pacientes com doenças cardiovasculares, diabéticos, e/ou pacientes polimedicados. O atendimento farmacêutico é realizado no PASIN e tem como objetivo reduzir os problemas relacionados à medicação, aumentar a adesão ao tratamento, prevenir problemas de saúde e esclarecer dúvidas sobre medicamentos.  

- Centro de Prevenção e Reabilitação Cardíaca que visa melhorar a saúde e condições físicas do paciente e é composto por uma equipe multidisciplinar de cardiologistas, educadores físicos e nutricionistas.

Fim do conteúdo da página