Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > PROJETO HIPERDIA
Início do conteúdo da página

Nesta quinta-feira (17/08) o Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) reinicia o seu Projeto Hiperdia.

O Projeto visa, por meio da coordenação, promoção e monitoramento de ações formuladas por equipe multiprofissional, prevenir e controlar os agravos na saúde de portadores da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e/ou do Diabetes Mellitus (DM), buscando melhorar a qualidade de vida e ampliar a longevidade desses pacientes.
Classificadas como Doenças Crônicas Não Transmissíveis, HAS e o DM constituem, segundo o Ministério da Saúde, a primeira causa de hospitalizações no sistema público de saúde (1).

Pesquisas comprovam que o acompanhamento sistemático dos pacientes portadores HAS e o DM, por meio de Programas como o Hiperdia, representa uma importante ferramenta na adesão desses pacientes aos tratamentos, seja com ou sem medicação, e possui um papel fundamental na redução dos possíveis agravos na saúde dos pacientes (2).

O Projeto Hiperdia do HFASP conta com a participação de profissionais de diversas áreas e especialidades (Assistentes Sociais, Cardiologistas, Cirurgiões-Dentistas, Educador Físico, Endocrinologistas, Enfermeiros, Médicos da Família, Nutricionistas e Psicólogas), que realizarão encontros quinzenais com o grupo de pacientes, seguindo uma programação preestabelecida. O Programa terá a duração de quatro meses.

“Fico muito feliz de ter podido estimular e apoiar a reativação do Hiperdia durante a minha gestão. Desenvolver ações que resultam positivamente na qualidade de vida dos nossos usuários é um dos nossos grandes objetivos.” Afirmou o Coronel Médico Eliezar de Jesus Ferreira, Diretor do HFASP.

Fontes:

(1)    http://189.28.128.100/dab/docs/geral/prevalencia01_2011.pdf
(2)    http://fis.edu.br/revistaenfermagem/artigos/vol02/artigo02.pdf

 

Fonte: Comunicação Social HFASP

 

 

 

Fim do conteúdo da página