Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Odontologia
Início do conteúdo da página

Fone: (11) 2224-7052 | E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Segunda a Sexta-feira: Manhã - das 7h30 às 12h30; | Tarde - das 13h às 18h; | Noite - das 18h às 22h.

DIVISÃO DE ODONTOLOGIA


COMO INICIAR O TRATAMENTO ?
O paciente deve agendar na SAME uma consulta na denominada “Triagem Odontológica” (no caso de menores de 12 anos, o agendamento deve ser feito na clínica de Odontopediatria). Nessa primeira consulta, o paciente será avaliado pelo profissional, que fixará um plano de tratamento. Caso seja preciso, o usuário será encaminhado às especialidades necessárias para a concretização do tratamento odontológico. Todos os agendamentos deverão ser realizados na SAME por contato telefônico ou pessoalmente, no balcão de agendamento ou no terminal de auto-atendimento.

POSSO AGENDAR DIRETAMENTE COM O ESPECIALISTA ?
Não. É necessário agendar primeiramente na Triagem Odontológica para que este possa orientar o tratamento da melhor forma possível. Com exceção dos casos encaminhados por profissionais de outra OM.

COMO FUNCIONA O ATENDIMENTO EMERGENCIAL ?
São consideradas emergências odontológicas: qualquer tipo de dor, traumatismo oro-facial e perda de restaurações em dentes anteriores. O atendimento será realizado das 7h às 22h (2ª a 5ª feira) e das 7h às 18h (6ª feira) na Divisão Odontológica. Após às 22h e aos sábados, domingos e feriados, o usuário deverá dirigir-se à Emergência Médica deste Hospital, onde será acionado o Dentista de Sobreaviso.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Manhã - das 7h30 às 12h30; | Tarde - das 13h às 18h; | Noite - das 18h às 22h.
Obs: Os horários e as clínicas poderão sofrer modificações sem aviso prévio.

CONFIRA O HORÁRIO DE ATENDIMENTO CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS - PERÍODO: 01 a 30/06/2017


ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS

Entenda agora as especialidades oferecidas pela Divisão Odontológica do HFASP:

TRIAGEM ODONTOLÓGICA:
A clínica de Triagem Odontológica não realiza tratamentos. Sua finalidade maior é realizar o exame clínico e radiográfico, se necessário, a fim de diagnosticar os problemas bucais e traçar o plano de tratamento para resolução desses nas diversas especialidades da odontologia. É também incumbência da Triagem Odontológica realizar ou atualizar a anamnese do paciente que procura o serviço de Odontologia do HFASP, de forma a obter os dados relativos ao estado de saúde do paciente e seus antecedentes médicos e odontológicos, a fim de garantir um atendimento seguro e eficaz.

ENDODONTIA:
Endodontia é a especialidade da Odontologia responsável pelo estudo da saúde da polpa dentária e de todo o sistema de canais radiculares. Em casos de alterações por cárie, fraturas dentárias, trauma oclusal, lesões endo-periodontais, necessidades protéticas e outras patologias endodônticas, o tratamento endodôntico (ou tratamento de canal) está indicado, visando a manutenção do dente na cavidade bucal e à saúde dos tecidos periodontais.

PRÓTESE DENTÁRIA:
Prótese dentária tem por finalidade a substituição de elementos (dentes) ausentes na arcada dentária com intuito funcional, para auxiliar na mastigação, ou estética, para que o paciente possa voltar a sorrir sem vergonha da falta dos dentes. Este tipo de substituição dentária se dá principalmente por meio de confecção de próteses fixas (coroas e pontes) ou próteses removíveis (dentadura e prótese parcial removível).

PERIODONTIA:
Periodontia é a ciência que estuda e trata as doenças que acometem o sistema de proteção e sustentação dos dentes, chamado periodonto (gengiva, ligamento periodontal, osso alveolar, e cemento). Possui como objetivo restabelecer a saúde do mesmo através da remoção de tártaro e orientação de higiene oral.

ORTODONTIA:
Ortodontia é uma especialidade envolvida com o estudo e tratamento das maloclusões, que podem ser resultado de irregularidades dos dentes ou relações desproporcionais dos maxilares (maxila e/ou mandíbula), através de procedimentos preventivos e corretivos.

CIRURGIA BUCOMAXILO FACIAL:
A Cirurgia Bucomaxilo Facial é uma especialidade da odontologia que trata das doenças da boca e anexos (congênitas ou adquiridas, traumas faciais, deformidade dos maxilares). Tem como objetivo fornecer apoio ao dentista clínico na realização de cirurgias orais e exodontias, que necessitem de técnicas cirúrgicas mais avançadas.

ODONTOPEDIATRIA:
A Odontopediatria cuida da saúde bucal de crianças. Tem como objetivo preservar a dentição decídua, pois ela é importante para o desenvolvimento da face, uma vez que sua perda dificulta o nascimento dos dentes permanentes. A conservação dos dentes decíduos também é importante para o desenvolvimento da fala e traz equilíbrio emocional das crianças ao se relacionarem com as demais. Os dentes decíduos são importantes na mastigação de alimentos nos primeiros anos de vida da criança.

ORTOPEDIA FUNCIONAL DOS MAXILARES:
Ortopedia funcional dos maxilares é a especialidade odontológica que atua predominantemente no crescimento e desenvolvimento dos maxilares de forma a tratar os problemas de oclusão “mordida”. Possui como público alvo pacientes de 3 a 15 anos.

ESTOMATOLOGIA:
Estomatologia é a especialidade da odontologia dedicada à detecção, diagnóstico e tratamento das lesões e doenças da cavidade bucal, sejam elas causadas por problemas localizados, como traumas, ou decorrentes de doenças sistêmicas, como o diabetes.


LINKS DE INTERESSE:
http://www.dirsa.aer.mil.br
http://www.apcd.org.br

Fim do conteúdo da página