Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Certificado de Excelência em Análises Clínicas - Categoria Platina

O Sistema de Gestão da Qualidade do Laboratório de Análises Clínicas do Núcleo do Hospital de Força Aérea de São Paulo (NuHFASP) foi novamente reconhecido pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas – SBAC, sendo concedido o Certificado de Excelência Laboratorial “Categoria Platina”, por ter obtido conceito EXCELENTE em seu desempenho por 16 anos ininterruptos no Programa Nacional de Controle de Qualidade – PNCQ.

Inscrito no programa desde 1999, o Laboratório do NuHFASP demonstra a sua preocupação com a qualidade, ética profissional e responsabilidade com os exames realizados.

O Controle Externo da Qualidade ou Ensaio de Proficiência é constituído de uma série de amostras-controle que o PNCQ envia, mensalmente, aos Laboratórios participantes como Ensaio de Proficiência, para que sejam avaliadas a precisão e a exatidão em suas análises.

NuHFASP recebe prêmio Destaque Execução Contábil           
No dia 06/08/2014 foi realizada no auditório dos Oficiais do NuHFASP a Cerimônia de entrega do 1° Prêmio “Destaque Execução Contábil do Comando da Aeronáutica”. A primeira colocação foi divida entre as duas unidades de São Paulo, o Núcleo de Hospital de Força Aérea de São Paulo (NuHFASP) e a Prefeitura de Aeronáutica de São Paulo (PASP).

O Prêmio “Destaque Execução Contábil do Comando da Aeronáutica”, implementado em 2013 pela SEFA, tem como finalidade atingir o objetivo setorial da Secretaria, que é a redução das não conformidades das Unidades nas atividades afetas ao Setor de Economia e Finanças da Aeronáutica.

O Coronel Médico Ricardo Gakiya Kanashiro, Diretor do NuHFASP e o Coronel Intendente Alcides Roberto Nunes, Prefeito de Aeronáutica de São Paulo, receberam os prêmios do Secretário de Economia e Finanças da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Franciscangelis, o qual ressaltou a sua satisfação em homenagear duas Organizações Militares que se destacaram por obterem a média de 100% nos Graus de Performance Contábil (GPC) no período de avaliação de julho/2013 a junho/2014.
    

Selo Verde da Organização Não Gonvernamental E-COLMÉIA
O HASP foi agraciado no dia 28 de Abril de 2010, depois de rigorosa auditoria, com o selo Verde na categoria Ouro outorgado pela ONG E-colméia em virtude das práticas relacionadas à proteção do meio ambiente, como reaproveitamento de óleo comestível, descarte adequado de resíduos de saúde e reciclagem de lixo.

 
Certificação no Programa Nacional de Controle de Qualidade de Laboratórios de Análises Clínicas
O Laboratório de Análises Clínicas é certificado no nível Ouro pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (PNCQ-SBAC), por ter completado, em 2014, quatorze anos de participação no referido programa, obtendo em todos esses anos a classificação Excelente nos testes de proficiência realizados mensalmente.

 

 Selo de Conformidade no Programa Compromisso com a Qualidade – CQH           
O HASP recebeu no dia 11/06/2013, pela sétima vez, o Selo de Conformidade do Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH) por ter atendido as exigências do Programa.

O NuHFASP participa desse programa de acreditação hospitalar desde 2000, sendo o único hospital do Sistema de Saúde da Aeronáutica que possui essa acreditação.

PRÊMIO NACIONAL DE GESTÃO EM SAÚDE (PNGS)
No mês de abril de 2016 o NuHFASP participou de processo avaliação para o Prêmio Nacional de Gestão em Saúde.  O processo é composto de duas fases: a primeira consiste no envio de um relatório de gestão, e a segunda é uma visita ao Hospital, realizada pela equipe de auditores do PNGS, na qual são observadas as práticas de gestão na área de saúde.

O NuHFASP ganhou o prêmio na categoria “Compromisso com a Excelência“ no ciclo 2010-2011 e desta vez concorre ao prêmio na categoria “Rumo à Excelência”.

O Prêmio Nacional de Gestão em Saúde reconhece e qualifica as organizações da área da saúde que buscam excelência em sua gestão, resultando em um atendimento adequado à população e resultados superiores de desempenho..


Certificado de Proficiência no Programa de Incentivo ao Controle de Qualidade” – PICQ 2015
O Núcleo do Hospital de Força Aérea de São Paulo (NuHFASP) recebeu em 04 de abril de 2016 sua recertificação de proficiência no “Programa de Incentivo ao Controle de Qualidade – PICQ", único programa brasileiro de controle de qualidade específico a Laboratórios de Patologia, organizado pela Sociedade Brasileira de Patologia.

O laboratório de Anatomia Patológica do NuHFASP participa do programa desde 2014.

 

 

 

HISTÓRICO PELA BUSCA DA QUALIDADE

Em 1999, o HASP procurou uma fundamentação teórica para organizar seu esforço na busca pela qualidade de seus serviços de saúde. Das opções apresentadas, o então Diretor optou pela metodologia desenvolvida pela Associação Paulista de Medicina, aderindo ao Programa CQH, hoje entitulado Compromisso com a Qualidade Hospitalar, patrocinado pela Associação Paulista de Medicina.

Depois de quase um ano de adequações ao sistema de gestão o HASP recebeu, no dia 17 de janeiro de 2001, sua primeira Certificação de Qualidade. Transformou-se, assim, no primeiro Hospital Militar a conseguir certificação de qualidade, permanecendo com a certificação até os dias atuais. A cada dois anos, conforme preconizado pela metodologia do programa, o HASP é auditado para a confirmação dessa certificação, tendo alcançado em junho de 2013 sua 5ª. recertificação.

A participação do HASP no programa CQH e sua busca da excelência estão alinhadas ao objetivo estratégico do COMAER de "Otimizar a gestão organizacional das Organizações sob sua Jurisdição". Sua trajetória no Programa pode ser visualizada na tabela abaixo:

AUDITORIA PROGRAMA CQH

  DATA DATA DA REVISTA
PRIMEIRA 04/12/2011 Não houve
SEGUNDA 12/12/2002 16/07/2003
TERCEIRA 28/07/2005 30/03/2006
QUARTA 20/04/2008 08/09/2008
QUINTA 21/10/2010 Não houve
SEXTA 08/11/2012 11/06/2013
SÉTIMA 31/08/2015 05/04/2016


No período de 2000 a 2010, a adoção de uma política de modernização administrativa, proporcionou condições favoráveis para a evolução da gestão na busca de excelência da qualidade. As inovações gerenciais, adotadas ao longo dos anos, propiciaram melhorias significativas nos serviços prestados pela instituição. De organização considerada de boa qualidade no atendimento, o HASP passou a ocupar posição de destaque, sendo referência, no âmbito militar, nas áreas de assistência médico-hospitalar e gerencia de saúde.

Ao sagrar-se vencedor do Prêmio Nacional de Gestão em Saúde (PNGS 2010-2011) na Categoria Prata, o HASP consolidou sua visão de futuro, tornando-se referência entre as Organizações de Saúde do Comando da Aeronáutica.

Em novembro de 2012 o HASP iniciou um novo desafio em prol da qualidade de seus serviços de saúde ao realizar a primeira reunião de trabalho entre o Grupo Facilitador e consultores do Consorcio Brasileiro de Acreditação (CBA) onde foram apresentadas as diretrizes gerais do contrato de despesa n° 006/GAP-RJ/2012 entre a Diretoria de Saúde da Aeronáutica e o CBA que visa o assessoramento e acompanhamento na implantação inicial, educação e preparação para a acreditação internacional de 7 Organizações de Saúde da Aeronáutica (OSA).

O CBA é o representante no Brasil da Joint Commission International (JCI). A JCI é o braço internacional da The Joint Commission, primeira empresa mundial de acreditação de instituições de saúde, responsável pela certificação da qualidade de cerca de 19.000 instituições de saúde nos EUA e com atuação em 34 países. A acreditação internacional pela JCI é mundialmente valorizada e usada como parâmetro para a escolha de hospitais seguros. A obtenção desta acreditação colocará o HASP no mesmo nível de qualidade das melhores instituições de saúde do mundo.

Em 05 de novembro de 2013 a Portaria n. 2004/GC3, do Comandante da Aeronáutica, alterou a estrutura organizacional do HASP transformando-o em Núcleo do Hospital de Força Aérea de São Paulo (NuHFASP), etapa preparatória para transformar-se no Hospital de Força Aérea de São Paulo. Tornar-se hospital de 4º. escalão de saúde representa a concretização de uma longa trajetória pautada pela busca da qualidade e da adaptação progressiva às necessidades dos usuários. Representa também uma enorme responsabilidade, pois implica na realização de procedimentos de alta complexidade que requerem profissionais altamente especializados.

Dessa forma, o agora NuHFASP, segue sua missão constitucional buscando atender com qualidade e segurança todos os usuários do SISAU nas suas 3 dimensões de atuação: assistencial, pericial e operacional.

Fonte: Seção de Compromisso com a Qualidade Hospitalar

Fim do conteúdo da página