Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

     As origens do Hospital de Aeronáutica de Manaus remontam à instalação da Base Aérea de Manaus (BAMN). A célula embrionária do Serviço de Saúde da Aeronáutica em Manaus surgiu em julho de 1969, com a classificação do 1º. TEN.-MÉD. GETÚLIO HOMOBONO PAES DE ANDRADE no Grupamento de Aeronáutica de Manaus. O Grupamento era subordinado ao Comando da Primeira Zona Aérea, sediada em Belém, e ocupava as dependências do Aeroporto Internacional de Manaus, na Ponta Pelada. Seu efetivo era pequeno, sendo comandado pelo CEL.-AV. MOACIR CARVALHO AIRES.


    Com a inauguração da Base Aérea de Manaus, em 31 de março de 1970, construída nas proximidades do Aeroporto da Ponta Pelada, o efetivo do Grupamento de Aeronáutica de Manaus, juntamente com seu acervo, foi automaticamente transferido para a nova organização. Para fazer frente ao aumento de efetivo e ao nível de complexidade administrativa e operacional da nova Organização Militar (OM), nasceu a Esquadrilha de Saúde da Base Aérea de Manaus, que passou a ocupar três salas pertencentes à Companhia de Infantaria de Guarda. No final de 1973, a Esquadrilha de Saúde passou a Esquadrão de Saúde, sendo este transferido para o térreo e primeiro andar do prédio onde se situava os alojamentos dos suboficiais e sargentos. No térreo, instalaram-se a administração, os consultórios médicos e odontológicos e o laboratório de análises clínicas, enquanto que no primeiro andar foram organizados os quartos e enfermarias para internação dos pacientes.


    Em 1982, um novo prédio foi inaugurado para abrigar as novas instalações do Esquadrão de Saúde da Base Aérea de Manaus, tendo sido construído segundo conceitos de arquitetura hospitalar necessários para albergar um hospital de segundo escalão. Pela Portaria 459/GM3, de 12 de julho de 1988, foi criado o Hospital de Aeronáutica de Manaus, com a finalidade de proceder às atividades de transição necessárias para a transformação de um hospital de segundo escalão em um de terceiro. O NuHAMN passou, então, a ocupar a área e o prédio do Esquadrão de Saúde da Base Aérea de Manaus, que foi desativado. Desde então, somou às suas obrigações de assessoria e desempenho médicos de 1º. e 2º. escalões, apoiando tão somente as unidades da BAMN, as novas de 3º. escalão, apoiando todas as OM na área de jurisdição do COMAR VII, além de atender o pessoal da Marinha e apoiar o Exército em algumas especialidades neles carentes. Com as exigências de crescimento impostas pelo SIVAM , e o incremento de Unidades Aéreas e a expansão das Bases da Região, através da Portaria Nº 444/GC3, de 05 de maio de 2003, foi ativado o Hospital de Aeronáutica de Manaus.

 

Fim do conteúdo da página