Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > CERIMÔNIA MILITAR DO DIA DA SAÚDE DA AERONÁUTICA
Início do conteúdo da página

 

No dia 30 de Novembro o Hospital de Aeronáutica de Canoas realizou a Cerimônia Militar alusiva ao 77° Aniversário de Criação do Serviço de Saúde da Aeronáutica que foi presidida pelo Excelentíssimo Senhor Comandante da Ala 3, Brigadeiro do Ar Arnaldo Silva Lima Filho acompanhado pelo Diretor do HACO, Coronel Médico José Moacir Fonseca da Silva. A cerimônia militar foi abrilhantada pelas presenças do Senhor Coronel Aviador Omar José Sarmento dos Santos, Chefe do Serviço de Recrutamento e Preparo de Pessoal de Canoas, o Senhor Coronel Aviador Carlos Emmanuel de Queiroz Barbosa, Chefe da Seção de Recrutamento e Mobilização do SEREP de Canoas, o Senhor Coronel Intendente R1 Juarez João Copat, Chefe da Divisão Administrativa do HACO e demais Chefes da ALA 3.

Na ocasião foi entregue o Prêmio Doutor Santos Rocha nas seguintes categorias:

- PRODUÇÃO CIENTÍFICA: autor ou grupo de autores do efetivo militar ou civil do HACO, conforme os pré-requisitos constantes na NPA número 118-C/HACO/2018. O trabalho vencedor foi “A utilização da gastronomia hospitalar como ferramenta na humanização do cuidado ao paciente internado”, das autoras 1º Ten Nut Daiane Drescher Cabral e 2º Ten Nut Larissa da Rosa Feix.

- PARCERIA ACADÊMICA: personalidade civil ou militar não pertencente ao efetivo do HACO, que tenha contribuído significativamente nas atividades acadêmicas, de capacitação, formação ou científicas do HACO. O prêmio foi entregue ao Senhor Coronel Aviador Omar José Sarmento dos Santos, Chefe do Serviço de Recrutamento e Preparo de Pessoal de Canoas. Responsável pela recrutação e seleção de grande parte dos recursos humanos que compõe o HACO. Atuando sinergicamente e com elevado companheirismo, ambas as Organizações Militares têm contribuído de forma ímpar para o cumprimento da missão.

- VALORES: iniciativa de sucesso de divisão, seção ou serviço do HACO que sirva de fonte inspiradora aos demais componentes do efetivo ao fortalecer o alinhamento com os respectivos valores do HACO:

*HUMANISMO: O prêmio foi entregue à 2º Ten Psl Morgana Scheffer pelo “Projeto Visita Ampliada da UTI” que teve também como autora a 2º Ten Enf Elisiane Goveia da Silva. Já implementado em algumas organizações civis, o projeto propicia a permanência dos familiares dos pacientes em terapia intensiva por períodos mais prolongados na UTI. A iniciativa tem demonstrado excelentes resultados na interação familiar e com a equipe, ampliando as chances de recuperação dos enfermos.

*ABNEGAÇÃO: O prêmio foi entregue ao TCel Carlos Eduardo Caneiro Xavier representando a Divisão Odontológica do HACO pelo “Curso Auxiliar de Saúde Bucal”. O curso aberto ao público externo oportuniza aos participantes, formação na área de saúde bucal, sendo reconhecido pelo Conselho Regional de Odontologia. A atuação dos alunos auxilia no andamento do serviço da Divisão Odontológica e contribui para efetivação de parte da função social da Força Aérea Brasileira.

* COMPROMETIMENTO: O prêmio foi entregue para à Capitão Amanda Ribeiro Ferreira, representando a Seção de Assessoria de Controle Interno do HACO pela confecção da delegação de competência dos esquadrões de saúde subordinados.

*OPERACIONALIDADE: O prêmio foi entregue para o 1º Ten Bruno Baêsso Leite representando a Seção de Laboratório de Análises Clínicas por haver centralizado os exames laboratoriais dos Esquadrões de Saúde Subordinados.

O Diretor do Hospital, Cel Moacir, concedeu Menção Honrosa ao Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), como forma de reconhecimento ao excelente trabalho desenvolvido no período. O 2º Ten Médico Roman Orzechowski recebeu o respectivo certificado representando toda equipe do SAD.

Teve ainda, a entrega do Prêmio Destaque Operacional da Saúde – Menção Tenente Brigadeiro do Ar Paulo Roberto Coutinho Camarinha, honraria concedida pela Diretoria de Saúde da Aeronáutica, aos seguintes militares do HACO:

1º Ten Dentista: Henrique do Couto de Oliveira

3S Serviços de enfermagem: Rodrigo Inácio Faria

Para encerrar a formatura foi lida a Ordem do Dia do Major Brigadeiro Médico José Luiz Ribeiro Miguel, Diretor de Saúde da Aeronáutica.

Após a cerimônia aconteceu um almoço de confraternização do efetivo no Galpão Sargento Zimmer.

Fim do conteúdo da página