Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Parceria entre HAAF e BINFAE-AF coleta 60 bolsas de sangue
Início do conteúdo da página

Rio de Janeiro, 19 de janeiro de 2017.

Nesta terça-feira, 17/01, o Hospital de Aeronáutica dos Afonsos (HAAF) coletou 60 bolsas de sangue através de uma parceria com o Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial dos Afonsos (BINFAE-AF).

Destas 60 bolsas, 10 foram de conscritos que enquanto aguardavam por exames, aderiram voluntariamente à ação.

“Sempre tive vontade de doar e essa foi uma ótima oportunidade” comentou o conscrito Marcelo Alves dos Santos, 19 anos.

“Foi bom conhecer como é a doação. É fácil ajudar quem está precisando” concluiu Lucas Menezes, conscrito, 18 anos.

Segundo a Tenente Enfermeira Alessandra Carla, coordenadora das coletas, após a coleta, a bolsa de sangue é centrifugada e separada em 3 componentes: concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas e plasma. A partir daí, após exames laboratoriais, os hemocomponentes são liberados para transfusão em Hospitais com grandes emergências, para pacientes com doenças oncológicas e hematológicas.

“Minha mãe já precisou de transfusão e desde então eu virei um doador regular” conta o Soldado Rivelino Albuquerque de 20 anos.

Para ser um doador é necessário ter entre 16 e 67 anos, estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 Kg, não ser usuário de drogas e não fazer parte de grupos de risco. O doador não precisa estar em jejum. O ideal é que faça uma alimentação leve, sem gorduras e sem ingestão de bebidas alcoólicas até 12 horas antes da doação.

Fim do conteúdo da página