Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Campanha de Vacinação contra Gripe
Início do conteúdo da página

Rio de Janeiro, 09 de maio de 2016.

O Hospital de Aeronáutica dos Afonsos, em parceria com o Ministério da Saúde, iniciou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe oficialmente neste sábado (30), sendo chamado como Dia “D”. A mobilização tem o objetivo de conter o avanço da doença no inverno, quando as baixas temperaturas ampliam a circulação dos vírus causadores de doenças respiratórias. Após a vacinação, o organismo leva 15 dias para gerar os anticorpos contra a enfermidade.

Segundo o Ministério da Saúde deverão ser vacinados os grupos de risco: crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, gestantes, idosos, mulheres com até 45 dias após o parto, pessoas com doenças crônicas e profissionais de saúde. Povos indígenas, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional também serão imunizados.

Somente neste sábado, dia 30/04, o Hospital de Aeronáutica dos Afonsos imunizou 754 pessoas. A procura pela vacina continua crescendo e de acordo com os dados divulgados pela chefe da Seção de Vacinação, a 1º Tenente QOCON ENF Joice Helena da Silva de Jesus, o HAAF já imunizou 1.838 pessoas até o dia 04/05. A estimativa é alcançar um número elevado de imunizações.

A meta do ministério é vacinar pelo menos 80% de um total de 49,8 milhões de pessoas. A vacina contra gripe é considerada segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, como internações ou mortes.  Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações, segundo o Ministério da Saúde. As vacinas que serão aplicadas protegerão as pessoas dos grupos de riscos contra três subtipos do vírus da gripe, incluindo o vírus tipo A, causador da gripe H1N1. A vacinação será realizada até o dia 20 de maio. 

Fim do conteúdo da página