Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

A Escola Tenente Rêgo Barros foi fundada no dia 06 de setembro de 1941. O nome foi dado à instituição em homenagem ao 2º Tenente Aviador Raimundo do Rêgo Barros, que faleceu em acidente de avião, durante um voo de instrução no dia 1º de junho de 1941.

A ETRB surgiu com a idéia inicial de fornecer instrução aos soldados e auxiliar na alfabetização dos servidores civis do antigo 7º Regimento de Aviação que se tornou PAMA-BE (Parque de Material da Aeronáutica de Belém), posteriormente assumiu o caráter escolar formal com a finalidade principal de atender aos dependentes de civis e militares da Aeronáutica movimentados para a cidade de Belém.

Ao longo dos anos, veio consolidando-se como uma Escola de Ensino Fundamental e Médio, oferecendo ensino de caráter assistencial, sendo subordinada tecnicamente ao Departamento de Ensino da Aeronáutica (DEPENS), e administrativa e disciplinarmente ao Primeiro Comando Aéreo Regional, de acordo com a Portaria 221/6M3, de 26 de junho de 1986.

Atualmente, a Escola possui um quadro de 136 (cento e trinta e seis) docentes, dos quais 94 (noventa e quatro) são civis e 42 (quarenta e dois) são militares todos com formação em magistério, atendendo a um corpo discente de 1576 (mil quinhentos e setenta e seis) alunos.

Hoje é notório o destaque desta instituição de ensino no cenário educacional, os excelentes resultados dos discentes em concursos, vestibulares e olimpíadas, no âmbito nacional e internacional, têm assegurado à ETRB o reconhecimento da sociedade local e nacional.

 

Fim do conteúdo da página