Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Slideshow > GUARNAE-BQ celebra o Dia do Aviador e da FAB
Início do conteúdo da página

Solenidade militar agraciou militares com a Medalha Militar de Tempo de Serviço

Foi realizada na manhã de hoje (23/10) a cerimônia militar alusiva ao Dia do Aviador e ao Dia da Força Aérea Brasileira (FAB). A solenidade contou com a participação de todo o efetivo da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ) e foi presidida pelo Coronel Aviador Mauro Bellintani, Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR). Estiveram presentes autoridades civis e militares da cidade e região, além de convidados e familiares dos militares agraciados. Na oportunidade, 16 militares foram agraciados com a medalha militar de tempo de serviço nos graus ouro, prata e bronze, para recompensar os bons serviços prestados durante 30, 20 ou 10 anos de serviço, respectivamente.

O 1º Sgt TAR Mozart Galego Mrad foi agraciado com a medalha militar de ouro e descreveu a emoção do agraciamento e do reconhecimento da Força Aérea Brasileira: “É mais uma vitória conquistada. Minha vida é feita de coisas boas. Agradeço a Deus e à minha família. Levo, de muito importante da FAB, a amizade que construí durante estes 30 anos e tudo o que ela me proporcionou”, afirmou, emocionado, o graduado que está próximo de se transferir para a reserva remunerada.

Durante a solenidade foi feita a leitura da Ordem do Dia do Comandante da Aeronáutica. Para o Coronel Bellintani, a mensagem do Tenente Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato traduz a atuação que se deve manter para o cumprimento da missão da EPCAR: “Nesse dia 23 de outubro celebramos a perseverança na busca dos nossos sonhos, conforme as palavras da Ordem do Dia. E, transcrevendo esta mensagem para a realidade dos nossos alunos aqui na EPCAR, percebemos que se encaixa perfeitamente, pois perseverança e profissionalismo são valores que eles devem desenvolver desde o início da carreira na busca de seus ideais,” afirmou o oficial que também foi um dos paraninfos da solenidade.

Uma das autoridades presentes foi a delegada regional de Polícia Civil, Dra. Kênia Aparecida de Almeida Oliveira, que parabenizou a todos pela solenidade e também pela data, enaltecendo o grande feito do mineiro Alberto Santos Dumont: “Hoje é uma data muito importante para o Brasil e para o mundo. Não podemos deixar de comemorar, relembrar e de saudar este ser gênio que foi Santos Dumont. Agradeço e parabenizo aos aviadores e todos da Força Aérea. A cerimônia em comemoração à data foi excelente”, destacou a delegada que é natural da cidade mineira onde nasceu o inventor do avião.

Durante a solenidade, os presentes entoaram o Hino dos Aviadores e também se emocionaram com o vibrante grito de guerra dos esquadrões do Corpo de Alunos da EPCAR, seguido do grito de guerra da Dimensão 22, entoado por todo o efetivo da GUARNAE-BQ. A Guarda de Honra, composta por alunos da EPCAR, desfilou, juntamente aos efetivos de todas as unidades da Guarnição, encerrando a cerimônia.

 

A DATA

23 de outubro é o Dia do Aviador e Dia da Força Aérea Brasileira, uma referência à data em que, no ano de 1906, Alberto Santos-Dumont realizou o primeiro voo do 14-Bis no Campo de Bagatelle, na França.

Acesse a página especial alusiva ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sgt Júlio Fonseca
Fotos: Sgt Valentim
 

 

Fim do conteúdo da página