Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Slideshow > Campanha "Outubro Rosa" tem sua abertura oficial
Início do conteúdo da página

Esta foi a primeira das ações que serão desenvolvidas em todo o mês

A Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ), por meio do Esquadrão de Saúde (ES-BQ) e da Seção de Assistência Social do Grupamento de Apoio (SESO/GAP-BQ), realizou, na manhã desta terça-feira (09/10), a abertura oficial dos eventos que serão desenvolvidos na campanha “Outubro Rosa”. A ação ocorreu no Pátio da Bandeira da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), onde foram estruturados estandes com equipes de ginecologia, apresentando orientações e informações sobre a prevenção ao câncer de mama, além do agendamento de exames de mamografia. Profissionais de outras áreas da medicina e saúde também estiveram presentes. Servidoras civis e militares do efetivo, entre elas, alunas do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) e dependentes dos militares, foram o público-alvo nesta primeira atuação.

A Tenente Coronel Médica Jacqueline Leite Frade, Comandante do ES-BQ fez a abertura oficial do evento, agradecendo a todos da Guarnição pela parceria e ratificando que a campanha não deve focar apenas no câncer de mama. “Esta campanha visa promover a saúde da mulher, focando principalmente a prevenção do câncer de mama. Entretanto, é importante avaliarmos a importância da prevenção de uma série de doenças que são curáveis, desde que os diagnósticos sejam feitos precocemente. Estas doenças podem até matar! Podemos citar, além do câncer de mama, o câncer do colo de útero, que é uma doença sexualmente transmissível”, afirmou a oficial, que é médica ginecologista.

O evento contou com a participação de alunos do curso técnico em enfermagem do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) que distribuíram informativos sobre a campanha e ainda utilizaram maquetes para exemplificar a maneira correta de realizar o autoexame. Eles ainda apresentaram paródias musicais sobre o tema. Para o professor Gustavo Barbosa Villas, do SENAC, eventos desta natureza, além da conscientização, também são uma oportunidade para os alunos trabalharem seus aprendizados. “É um prazer estarmos aqui e participar desta campanha que é universal!”, concluiu.

Para as participantes do evento, a equipe de nutrição ofereceu sucos e mix oleaginosas. Ainda era possível assistir a vídeos que apresentavam depoimentos de mulheres portadoras do câncer de mama, sessões de alongamento, maquiagem e a apresentação musical da Aspirante Kênya Costa e do Soldado João Batista.

Durante todo o mês de outubro, o setor de ginecologia do ES-BQ realizará atendimentos em horários diferenciados e estendidos, objetivando contemplar todo o efetivo feminino e também, as dependentes. Em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de Barbacena / MG também serão realizados exames de mamografia para rastreamento do câncer de mama. Ainda está programada uma mega-ação social, no centro da cidade, em parceria com várias instituições da cidade.

Outubro Rosa

O grande objetivo dessa campanha é chamar a atenção das pessoas para uma das doenças que mais mata as mulheres: o câncer de mama. É um tipo de alerta para que elas façam exames periódicos, para facilitar o diagnóstico precoce e aumentar as chances de cura. A campanha incentiva também o autoexame das mamas (que já não é mais recomendado em alguns países), no qual a mulher pode, através do toque, identificar o surgimento de um tipo de caroço na região.

Todo o movimento teve início nos Estados Unidos, na cidade de Nova Iorque, em 1990. A Fundação Susan G. Komen for the cure promoveu uma corrida para arrecadar dinheiro e também informar e alertar sobre o câncer de mama. Todas as pessoas que participaram da corrida usaram um laço rosa na altura do peito. Hoje, ele se tornou o símbolo do movimento. A partir de então, a corrida acontecia normalmente todos os anos, até que, em 1997, outras cidades do país aderiram à campanha. Foi assim que outubro ficou conhecido como o mês do câncer de mama e deram o nome de Outubro Rosa ao movimento.

Como ela chegou ao Brasil? O primeiro vestígio da campanha Outubro Rosa em terras brasileiras foi no ano de 2002. O Mausoléu do Soldado Constitucionalista, também conhecido como Obelisco do Ibirapuera, localizado em São Paulo, ficou iluminado de rosa durante o mês. Essa iniciativa partiu de um grupo de mulheres que queriam trazer o movimento para o Brasil e se uniram a uma empresa europeia de cosméticos. Na terceira semana de maio de 2008, em comemoração ao dia das mães, foi iluminada de rosa a Fortaleza da Barra, em São Paulo, para lembrar às mulheres sobre a prevenção do câncer de mama. Em outubro do mesmo ano, diversos locais tiveram os seus monumentos coloridos por uma luz rosa. Foi o caso, por exemplo, do símbolo mais conhecido do Rio de Janeiro: a estátua do Cristo Redentor.

Fonte: Seção de Comunicação Social da EPCAR, por Sgt Júlio Fonseca
Fotos: Sgt Leopoldo
 
 
 
Fim do conteúdo da página