Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > DTCEA-BQ: 73 anos de ativação
Início do conteúdo da página

Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Barbacena completa 73 anos de atuação no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro

 

Na manhã desta sexta-feira (14/10), foi comemorado o septuagésimo terceiro aniversário do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Barbacena (DTCEA-BQ), que atua na execução, eminentemente descentralizada, das atividades operacionais, técnicas e administrativas, diretamente vinculadas ao Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), na área definida como de sua responsabilidade. Para celebrar a data, o efetivo do Destacamento se reuniu com autoridades militares da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) e das demais forças de segurança da cidade, além de autoridades civis, em uma solenidade militar comemorativa e presidida pelo Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça, Comandante da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ). A cerimônia foi realizada no hangar de aeronaves do Aeroporto Major-Brigadeiro do Ar Doorgal Borges, localizado em Barbacena (MG).

O Destacamento desenvolve, dentre outras, as seguintes atividades: serviço de informações aeronáuticas, meteorológicas e de telecomunicações e administração, controle e manutenção da estação de apoio ao controle do espaço aéreo de Varginha (MG), com onze frequências do centro Brasília (DF) e cinco do centro Curitiba (PR). O Comandante do DTCEA-BQ, Tenente Mauro Evangelista da Silva, em seu discurso, agradeceu aos representantes das Unidades presentes pelo apoio recebido e destacou o elevado grau de profissionalismo e comprometimento de todo o efetivo que atuou nestes 73 anos de existência do Destacamento, resultando nos altos índices obtidos nas inspeções a que foram submetidos. “Todo o efetivo aqui presente, diante de nós, representa tantos outros que, nestes 73 anos de ativação, contribuíram para a plena execução das responsabilidades confiadas ao DTCEA-BQ. Agradeço a todos, não somente por honrarem, pelos seus esforços e dedicação, a exitosa história deste Destacamento, mas também porque, pela eficiência dos seus trabalhos, engrandeceram o nome do DTCEA-BQ, contribuindo, com excelência, para que possamos manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional, com vistas à defesa da Pátria”, discursou o Tenente Mauro.

O Destacamento de Barbacena possui sua subordinação operacional vinculada ao Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA 1), sediado em Brasília (DF). O Comandante daquele Centro, Coronel Aviador Dan Marshal Freitas, também esteve presente na solenidade, oportunidade em que também enalteceu os excelentes serviços prestados por todos os integrantes do DTCEA-BQ, parabenizou-os por mais um ano de atuação e disse da importância do Destacamento para o SISCEAB. “A celebração do 73º aniversário do DTCEA-BQ é um momento especial para o CINDACTA I. Trata-se de uma importante célula do SISCEAB que, sob a supervisão deste Centro, realiza importantes trabalhos na prestação de serviços de navegação aérea e na provisão de subsídios técnicos para o controle do espaço aéreo brasileiro. Responsável pela operação e manutenção de modernos sistemas e equipamentos instalados em suas dependências, o DTCEA-BQ contribui, com muita qualidade, para que a vigilância e o controle do espaço aéreo, os serviços operacionais de comunicações, de meteorologia aeronáutica e de Informação de Voo de Aeródromo sejam realizados com segurança e eficiência, dentro de acurados padrões de segurança operacional”, destacou.

Durante a solenidade, foi cantado o Hino Nacional Brasileiro e também foram premiados o “destaque profissional” e o “graduado padrão” do ano de 2022, prêmio concedido aos integrantes do efetivo do DTCEA-BQ que se destacaram na execução de suas atividades. Com dezesseis anos de serviço ativo, sendo mais de sete deles atuando no Destacamento, o Sargento Thiago Lucas da Silva Gomes foi homenageado na categoria destaque profissional. Especialista em comunicações, o Sargento Lucas disse estar feliz pelo reconhecimento de seus pares de trabalho por haver sido contemplado com esta premiação, que foi recebida com a presença de seus familiares. “É um orgulho muito grande! Todo o meu trabalho dedicado aqui no DTCEA-BQ sendo reconhecido com esta premiação. Fico muito agradecido em poder contribuir para elevar o nome do DTCEA-BQ e da Força Aérea, que poderão continuar contando com minha dedicação, com meu trabalho, e sempre auxiliando meus companheiros de trabalho para que possamos atingir os objetivos que nos são impostos”, destacou o militar que foi eleito em uma votação que contou com a participação de todos os integrantes do efetivo do Destacamento.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sargento Júlio Fonseca
Fotos: Sargento Valentim
Capa: Sargento Domingos
 

 

Fim do conteúdo da página