Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > Alunos da EPCAR vivem experiência com pilotos da FAB
Início do conteúdo da página

Militares da aviação proferiram palestra aos integrantes do Curso Preparatório de Cadetes do Ar

 

No dia 11 de outubro, a Divisão de Ensino (DE) e o Corpo de Alunos (CA) da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), promoveram o evento denominado “Painel das Aviações”. Na oportunidade, os integrantes do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) tiveram a oportunidade de acompanhar palestras de militares que integram Esquadrões e Grupos de Aviação da Força Aérea Brasileira (FAB) e conhecer a rotina, a aviação e o trabalho que é desenvolvido por cada uma dessas Organizações Militares (OM).

Para esta edição, estiveram presente pilotos militares dos seguintes esquadrões: 3°/3° Grupo de Aviação (GAv), Esquadrão Flecha, sediado em Campo Grande (MS) e que atua com as aeronaves A-29 Super Tucano; 5° Esquadrão de Transporte Aéreo (ETA), Esquadrão Pégaso, com sede em Canoas (RS) e atualmente operando com as aeronaves C-95 Bandeirante, C-97 Brasília e C-98 Caravan; 3°/8° Grupo de Aviação (GAv), Esquadrão Puma, sediado na Base Aérea de Santa Cruz (BASC), no Rio de Janeiro (RJ) e que possui os helicópteros H-36 Caracal em seu acervo; e integrantes do 1°/1° Grupo de Transporte (GT), Esquadrão Gordo, sediado na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ) e operando com os gigantes C-130 Hércules e a mais nova aeronave multimissão da FAB, o KC-390 Millennium.

Para o aluno João Pedro Bertelli da Silva, atualmente cursando o terceiro ano do CPCAR, Esquadrão Anhur, esta oportunidade ratifica a escolha que cada aluno faz ao ingressar na EPCAR. Segundo ele, que deseja pertencer à Aviação de Busca e Salvamento, este momento proporciona um contato maior com militares da aviação, suas atividades e as particularidades de cada esquadrão, considerando, inclusive, que estão sediados em diferentes partes do Brasil. “Estas palestras deram um norte pra nós, alunos, e, particularmente, gosto muito da Aviação de Transporte em função das missões que ela executa e acredito que estas explanações puderam esclarecer várias dúvidas dos alunos. Além disso, conhecemos mais sobre o trabalho que é desenvolvido pela FAB, tivemos um maior contato com a aviação e deu a oportunidade de conversar com pessoas que servem em outros estados e que tem uma experiência muito diferente da nossa. Essa experiência me dá a certeza de que fiz a escolha certa”, finalizou.

Um dos militares palestrantes deste painel viveu emoções distintas. Até poucos anos atrás, era ele quem estava sentado nas cadeiras como aluno da Nascente do Poder Aéreo, como é conhecida a EPCAR. O Tenente Cláudio Alves de Oliveira Júnior ingressou na EPCAR no ano de 2014 e, atualmente, é piloto no Esquadrão Puma. O Tenente Cláudio descreveu que, quando aluno, também tinha dúvidas quanto às aviações e, hoje, se sente muito realizado em atuar nas diversas missões que são realizadas pelo seu esquadrão, como busca e salvamento, transporte aéreo logístico, transporte de autoridades, entre outras. “Foi um privilégio estar aqui e retornar em um curto período da minha carreira. E é muito interessante porque, quando aluno, eu sentia falta, não tínhamos tanto contato com a aviação. Esse tipo de palestras, como o painel, é um momento onde respiramos mais a aviação que nem sempre é possível aos alunos devido às atividades da Divisão de Ensino e do Corpo de Alunos. Me senti muito lisonjeado e feliz por estar aqui e compartilhar minhas experiências aos alunos. Desejo que cada um desses alunos não desistam e que superem as dificuldades da EPCAR, da Academia (AFA) e, porque não dizer, da vida. Que possam alçar metas de médio e curto prazo, para que, ao final, possam se formar e retribuir para a FAB o que foi investido em cada um”, pontuou.

“O objetivo desse evento é passar para os alunos conhecimentos acerca da Força Aérea Brasileira, fazendo com que eles tenham contato com os pilotos que estão em atividade nas diferentes aviações, conhecendo a rotina de cada esquadrão de voo, dos pilotos e, também da formação dos pilotos militares, onde poderão visualizar o caminho que cada um passou para ocupar a função que desempenham nos dias de hoje. Tem-se também, como objetivo, que esse momento possa trazer motivação aos nossos alunos para que prossigam determinados durante o curso de formação, tanto aqui na EPCAR, quanto na AFA”, disse o Major Aviador José Adriano Hespanhol, Subcomandante do Corpo de Alunos da EPCAR, enaltecendo o retorno dessa atividade que, em função da pandemia, não estava sendo realizada.

O “Painel das Aviações” transcorreu durante todo o dia e, além das palestras que apresentaram vídeos e explanações, os alunos do CPCAR também tiveram a oportunidade de fazer perguntas aos pilotos, oportunidade para o esclarecimento de dúvidas referente ao dia a dia de cada esquadrão e também dos próprios pilotos.

 
Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sargento Júlio Fonseca
Fotos: Sargento Domingos e Sargento Valentim
 
 

 

Fim do conteúdo da página