Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > EPCAR realiza a Corrida para a Paz 2020
Início do conteúdo da página

O evento contou com a participação do efetivo da GUARNAE-BQ, militares das Forças Auxiliares do Estado de Minas Gerais, alunos do CPCAR e da população barbacenense

 

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) realizou, no dia 13/03 (sexta-feira), a Corrida para a Paz 2020, em comemoração ao Dia Internacional do Esporte Militar, evento o qual foi criado em 2006 pelo Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM). OCISMRun for Peace” consiste na organização de uma jornada esportiva, sem fins competitivos (corrida ou caminhada) com a intenção de promover a prática esportiva no âmbito das Forças Armadas e contribuir com a Paz mundial.

Contando com a participação do efetivo da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ), dos militares das Forças Auxiliares de Minas Gerais, dos alunos do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) e da população da cidade de Barbacena, a corrida ocorreu de forma descontraída e o percurso leve, segundo a comissão organizadora. “Para nós, do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, parceiros e amigos da EPCAR, e que temos uma relação muito forte com a questão da atividade física, foi uma satisfação participar deste evento tão importante para a promoção da paz aliada ao esporte militar”, relatou o Major Bombeiro Maycom Elias Alfim, Comandante da 2ª Companhia Independente de Bombeiros Militares de Minas Gerais (CBMMG).

Para o militar veterano, Suboficial João Mrad Filho, que com seus 80 anos completou o trajeto da corrida de forma tranquila, foi uma honra ter participado pela primeira vez deste acontecimento. “Para nós, eu e os meus amigos de corrida, foi uma experiência única, onde buscamos desfrutar de cada instante e terminarmos de forma serena este trecho de três quilômetros e trezentos metros, conforme era o objetivo proposto para este dia especial”, afirmou o militar que, ao final, foi agraciado com uma medalha de representação por ter sido o participante mais experiente a concluir o percurso.

Em contraste, o jovem aluno Jean Pedro Dias de Oliveira afirmou ser extremamente importante esta reunião para um ideal tão nobre como a paz. “Diferente de como muitos pensam, a paz não é somente a ausência de conflitos entre nações, ela consegue ser promovida e estar presente nas ações do dia a dia, como presenciamos neste momento”, destacou o líder do Corpo de Alunos da “Nascente do Poder Aéreo”.

Por fim, o Comandante Interino da EPCAR, Coronel Aviador Paulo Ricardo da Silva Mendes, realizou a entrega de medalhas aos atletas mais experiente e ao mais jovem, agradeceu a presença de todos os participantes e reafirmou a importância da data comemorada. “Agradeço a todos pela parceria e participação nesta corrida que foi criada pelo CISM no intuito de promover a prática esportiva e, principalmente, celebrar a paz mundial”, concluiu.

Acesse mais fotos da Corrida para a Paz clicando aqui.

 

CORRIDA PARA A PAZ

Em 2019, o CISM anunciou que o dia 18 de fevereiro, data de criação daquele conselho, passou a ser conhecido como Dia Internacional do Esporte Militar.
O Brasil, como parceiro tradicional do CISM, tem prestigiado o referido evento, tendo alcançado as primeiras posições no ranking das nações participantes. Na última edição do evento, em 2019, nosso país alcançou a marca de 69.000 participantes, totalizando 208 organizações militares em 83 cidades.
 
 
Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sargento Domingos
Fotos: Aluno Purim, Aluno Pedro e Aluna Milão
Fim do conteúdo da página