Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > EPCAR tem novo Comandante
Início do conteúdo da página

Coronel Silva Mendes retorna a Barbacena, onde atuou como Subcomandante da Escola, para comandar a unidade militar que possui a tropa mais jovem da FAB


A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG), tem um novo Comandante: o Coronel Aviador Paulo Ricardo da Silva Mendes. A cerimônia militar de passagem do cargo ocorreu na manhã desta segunda-feira (10/02) e foi presidida pelo Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço. Já o ato de passagem foi presidido pelo Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Rui Chagas Mesquita. Várias autoridades civis e militares da cidade e região prestigiaram a solenidade, além de oficiais-generais da Força Aérea Brasileira (FAB), e de ex-comandantes da Escola e alunos veteranos. Antecedendo a solenidade militar de passagem de cargo de Comandante, no Salão Nobre da Escola, ocorreu o descerramento da fotografia do comandante substituído na galeria de Comandantes da Nascente do Poder Aéreo, como é conhecida a Escola Preparatória.

Após quase dois anos à frente da EPCAR, o Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani segue para Canoas, no Rio Grande do Sul, onde comandará a Ala 3. Em seu discurso de despedida, o oficial fez agradecimento a todos que contribuíram durante o seu período de comando e destacou o orgulho em ter comandado a Escola onde iniciou sua carreira, há trinta e seis anos. “Renovo a imensa honra em ter retornado a Escola onde iniciei minha carreira, instituição de ensino cuja missão é revestida de especial nobreza, e pela qual tenho um carinho enorme”, destacou, concluindo o discurso deixando uma mensagem direcionado aos alunos. “Minhas últimas palavras são direcionadas ao aluno da EPCAR. Mantenham acesa a chama do entusiasmo e o brilho no olhar em cada ação, norteada pelos valores fundamentais de servir por ideal, aprender para liderar e dignidade acima de tudo. Foi uma honra tê-los comandado aqui na nascente de seus sonhos”, concluiu.

O Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Mesquita, durante suas palavras na solenidade, destacou a importância da EPCAR para o cumprimento institucional da missão da FAB, preparando os futuros líderes e comandantes da Aeronáutica, além de enaltecer o comando realizado pelo Brigadeiro Bellintani e desejando êxito ao novo Comandante, Coronel Silva Mendes. “Esta Escola tem o destacado papel de preparar os jovens alunos para, um dia, dominarem os ares da nossa nação. Ao Brigadeiro Bellintani, foi visível sua dedicação ao não medir esforços para trabalhar ativamente na melhoria da qualidade do ensino, na formação dos futuros líderes, gestores e combatentes de nossa Instituição. Ao Coronel Silva Mendes, ao chegar para comandar, aproveite para incorporar toda a experiência passada e, ao final do seu ciclo, reconhecerá que o comando é um aprendizado contínuo. Não se atenha a uma tripulação numerosa, mas preze pela qualidade de suas ações. O valor de um líder está na capacidade que tem em realizar aspirações do coletivo ao encontro da missão da Unidade”, discursou.

Natural de Barbacena, o Major-Brigadeiro do Ar Marcos Vinícius Rezende Mrad, atual Diretor de Economia e Finanças da Aeronáutica, assumirá a Diretoria de Ensino (DIRENS) na próxima segunda-feira (17/02). Ele também esteve presente na cerimônia e disse que todos os conhecimentos adquiridos em sua carreira, tanto na área de ensino e de economia, serão fundamentais para a continuidade dos trabalhos que vem sendo desenvolvido pela DIRENS junto à Nascente do Poder Aéreo. Desde a minha primeira unidade operacional, sempre me identifiquei muito com a área de ensino, atuando em seções de instrução dos esquadrões na formação operacional dos militares, na Academia da Força Aérea (AFA) e na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica (EAOAR). Ainda há desafios que deverão ser enfrentados pelas nossas escolas e, também, na EPCAR. Juntamente ao Comando-Geral do Pessoal, que reconhece estas necessidades e com o conhecimento adquirido nas últimas experiências de atuação profissional, fico muito satisfeito de estar à frente e poder me atualizar sobre o que foi feito e, principalmente, estar acompanhando a correta alocação destes recursos que foram disponibilizados”, enfatizou o Major-Brigadeiro Mrad, que ingressou na FAB em 1980, como aluno da EPCAR e se tornou o primeiro barbacenense a atingir o posto de oficial-general da Aeronáutica.

O Coronel Silva Mendes esteve acompanhado de familiares e de companheiros de turma, enquanto cadete da Aeronáutica, neste momento importante em sua carreira profissional ao assumir o Comando da EPCAR. O militar já atuou como subcomandante da Escola, entre os anos de 2014 e 2016, e agora retorna para comandar a Unidade destacando o grande felicidade em comandar a Nascente do Poder Aéreo. “É um prazer assumir o Comando desta Escola que todo ano se renova com desafios e conquistas, com as turmas que chegam, com as turmas que saem, àquelas que se formam. Vejo que o principal desafio é receber os jovens e transformá-los em cidadãos que cultuam valores e princípios importantes e muito caros à sociedade brasileira como um todo, não somente à FAB. Estes jovens chegam aqui repletos de sonhos e anseios e devemos mostrar a eles que estes sonhos podem ser realizados. Com bastante trabalho e dedicação, tudo é possível quando a vontade é infinita”, concluiu.

Encerrando a solenidade, os alunos do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) entoaram seus respectivos gritos de guerra em homenagem ao Coronel Silva Mendes e, juntamente ao grupamento com o efetivo da Escola, desfilaram em continência ao novo Comandante da Escola, que também assume o Comando da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ).

Quer ver mais imagens da passagem de Comando da EPCAR? Clique aqui!


O NOVO COMANDANTE

Natural de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, o Coronel Silva Mendes retorna a Barbacena após aproximadamente quatro anos. Entre os anos de 2014 e 2016 o oficial serviu na EPCAR, onde exerceu, dentre outras, a função de Subcomandante da Escola. Ingressou na Força Aérea Brasileira (FAB) em fevereiro de 1988 e, após 32 anos de serviço ativo, deixa o cargo de oficial de Vice-chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica para comandar a unidade que conta com a tropa mais jovem da Força Aérea.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sgt Júlio Fonseca
Fotos: Suboficial Leopoldo e Sgt Domingos

 

Fim do conteúdo da página