Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > EPCAR realiza cerimônia de entrega de platinas aos novos alunos
Início do conteúdo da página

Solenidade foi marcada pela emoção da assunção dos 194 estagiários a condição de alunos da “Nascente do Poder Aéreo”


No dia 18 de janeiro de 2020, o sonho de muitos jovens começou a se tornar realidade na vida dos novos integrantes do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR). Nesta data, os aprovados no último processo seletivo se apresentaram na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG), para o início do curso. Desde então e até o dia de hoje, os estagiários foram submetidos a uma intensa rotina para adaptação às particularidades e peculiaridades da vida militar. Durante todo estes dias, foram ministradas instruções militares e a realização de atividades administrativas e doutrinárias, visando à adaptação dos mesmos e a inserção dos valores concernentes e propagados dentro da missão institucional da Escola. Este período é denominado Estágio de Adaptação Militar (EAM), que teve a solenidade de conclusão realizada na manhã desta sexta-feira (07/02), no Pátio de Formaturas da Escola, na oportunidade onde os novos alunos receberam suas platinas.

Para o jovem Gustavo Pires Lopes Pinto, de 16 anos e natural de Sorocaba (SP), primeiro colocado do CPCAR 2020, esta data coroa a dedicação de três anos se dedicando aos estudos para obter a aprovação no processo seletivo. “É a terceira vez que prestei a prova e fiquei muito surpreso ao obter a primeira colocação. Estar aqui, depois de um estágio de adaptação bem intenso e longe da família pela primeira vez, é a realização de um sonho que é o primeiro passo de uma grande carreira. Sei que as próximas etapas não serão fáceis, mas me sinto preparado para o que vier pela frente, com muita determinação”, afirmou, o agora aluno Lopes e que almeja ser piloto de caça e um dia voar nas aeronaves A-29 Super Tucano do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça.

“Vê-lo aqui hoje é um prazer imenso, porque nós, enquanto pais, preparamos nossos filhos para a vida desde o dia de seu nascimento. Quando ele decidiu que queria ser piloto militar, sentamos e conversamos sobre o seu futuro e sua carreira. Ao visitarmos os Portões Abertos, na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), tive a certeza de que era o que ele queria, ao sentir sua emoção durante o evento e após, quando ele ganhou um pôster da Esquadrilha da Fumaça, o pregou na parede de seu quarto e disse: “eu vou entrar na EPCAR, vou para a AFA e serei piloto. Esse é o meu objetivo”. Sabia que seria muito difícil e uma longa jornada para ele, mas tinha certeza de que ele conseguiria porque ele se dedicou muito”, declarou o pai do aluno Lopes, Oderlei Francisco Pinto. Já para a mãe, Taciana Pires Lopes Pinto, a realização do sonho do filho é um fator determinante para amenizar a saudade e a distância de mais de 600 km do filho, tornando este estágio de adaptação também um período de preparação para os pais. “Sabemos que ele está aqui por muito esforço e por seus próprios méritos, além de termos muita confiança na instituição que estamos entregando nosso filho. É muita alegria ver a realização deste sonho dele. E que ele continue lutando pela realização de seus sonhos, sem limites e que conte conosco para realizar todos os outros sonhos que ele tiver”, concluiu.

Um dos responsáveis pela preparação dos integrantes do Esquadrão Anhur - nome escolhido pelos componentes da turma, é o Comandante do CPCAR 2020, Major Aviador José Adriano Hespanhol, que destacou que todos os objetivos para este período foram alcançados e que os novos alunos da Escola estão aptos e prontos para enfrentarem as novas etapas do Curso Preparatório. “Há alguns dias recebemos jovens com sonhos e todos demonstraram dedicação para superarem as dificuldades deste período de adaptação. Agora, chegam vitoriosos para este momento da entrega das platinas, que é um momento muito especial e será lembrado para sempre por cada um. Aprenderam e amadureceram. Hoje eles já são capazes de valorizar pequenas coisas que antes eram imperceptíveis e pensam de forma diferente. O processo de formação é longo e ainda terão muitas dificuldades no caminho, mas para esta etapa estão preparados e me sinto orgulhoso e com uma satisfação muito grande em ver a evolução destes jovens”, enfatizou.

O Comandante da EPCAR, no primeiro dia da adaptação, foi o responsável por recepcionar, um a um, cada estagiário na fachada centenária do prédio do Comando. A partir daí, acompanhou cada passo da adaptação e assistiu hoje o encerrar de dias intensos de preparação dos novos integrantes do Corpo de Alunos. “A carreira escolhida exigirá sacrifícios, dedicação e esforço. A força de união da turma é o catalisador de empenho que impulsiona o apoio coletivo e a superação dos momentos difíceis que certamente virão. O Brasil deposita muita confiança nos senhores, pois serão o oxigênio da renovação, o entusiasmo que contagia e o peito juvenil que nos impele para frente. Parabéns, turma Anhur!” discursou o oficial-general, que presidiu sua última solenidade na condição de Comandante da Escola, visto que na próxima segunda-feira (10/02), passará o cargo ao Coronel Aviador Paulo Ricardo da Silva Mendes.

Ao término da solenidade, marcada por fortes emoções com a incorporação dos novos alunos à tropa mais jovem da Força Aérea Brasileira (FAB), aconteceu o desfile em continência ao Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani e o Esquadrão Anhur, entoou, pela primeira vez na condição de alunos da EPCAR, o seu grito de guerra, levando os familiares às lágrimas.

Na próxima segunda-feira (10/02), os alunos retornam para participarem da solenidade militar de passagem de cargo de Comandante da EPCAR e ano letivo tem oficialmente o seu início com as atividades curriculares previstas pela Divisão de Ensino e pelo Corpo de Alunos da Escola.

Quer ver mais imagens desta emocionante cerimônia militar? Clique aqui!


A ESCOLA

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG), foi criada em 28 de março de 1949, primeiramente como curso preparatório de cadetes do ar, sendo denominada escola, em 21 de maio de 1950. Sua criação procurava atender as necessidades emergentes da Força Aérea Brasileira (FAB): preparar os futuros oficiais aviadores, intelectual e militarmente, com vistas à integração à Escola de Aeronáutica, atual Academia da Força Aérea (AFA).

Atualmente, a EPCAR possui alunos matriculados nos três anos do Ensino Médio, mantendo sua missão institucional de preparar o futuro cadete da Força Aérea Brasileira, por meio do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR).

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sgt Júlio Fonseca
Fotos: Sgt Domingos
Fim do conteúdo da página