Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > No Dia da Infantaria, EPCAR forma mais uma turma de soldados
Início do conteúdo da página

 

35 novos soldados fizeram juramento à Bandeira Nacional na solenidade militar que marcou a Conclusão do Curso de Formação de Soldados e o Dia da Infantaria

 

No dia 11 de dezembro é comemorado o Dia da Infantaria da Aeronáutica e, na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), a manhã chuvosa desta quarta-feira (11/12) se tornou ainda mais marcante, pois foi realizada a Solenidade Militar de Conclusão do Curso de Formação de Soldados (CFSd). O Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, presidiu a cerimônia que também fez alusão ao Dia da Infantaria, ressaltando ser a primeira com a participação do Suboficial Celeste José Discacciati, Graduado-Master da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ) em exercício da função designada.

Durante os últimos quatro meses, os integrantes da Turma Hórus, receberam instruções divididas em duas fases: adaptação e especialização. O período de adaptação, nas semanas iniciais, é destinado à adaptação à conduta militar, bem como ao ambiente da caserna. O período de especialização é destinado à instrução básica, constituída de instruções cívicas, bélicas e de infantaria. O soldado José Antônio Maciel Júnior destacou que esta oportunidade está mudando sua vida. “Esta trajetória faz a diferença na vida de qualquer um que participa, pois podemos aprimorar a disciplina, a dedicação e o respeito. Foi o primeiro passo que nos incentiva a alcançar voos mais altos dentro do militarismo”, afirmou, orgulhoso, o primeiro colocado do curso.

É o início da progressão operacional do Soldado de Infantaria, visando atuações nas mais diversas esferas, formando-os não só para a carreira militar, mas para a vida, como cidadãos disciplinados e baseados nos pilares da Forças Armadas, hierarquia e disciplina”, disse o Comandante do Esquadrão de Segurança e Defesa de Barbacena (ESD-BQ), Major Infantaria Carlos Augusto Teixeira Braga.

Para a senhora Zilda Antônia de Souza Nascimento, o momento é de agradecimento pelo sonho realizado. “Agradeço a esta Escola pelo desempenho favorável que tiveram com estes jovens, pela paciência em doutriná-los da melhor maneira possível e, por reforçar tudo o que tentamos passar a eles em nossas residências. Muito obrigada”, enfatizou, emocionada, a mãe do soldado Ramon Expedito de Souza Nascimento, destacado como soldado padrão no CFSd.

O Comandante da EPCAR, fez questão de enaltecer a necessidade de que os mesmos honrem a farda e o compromisso assumido, mantendo-se firmes na postura ensinada durante o exigente curso de formação. “O compromisso assumido perante a Bandeira Nacional representa muito além do que um simples ritual simbólico, significa uma postura patriótica de voluntarismo e abnegação, na qual os interesses nacionais se sobrepõem às vontades pessoais”, afirmou o oficial-general, em suas palavras direcionadas aos concludentes.

Na solenidade, que também marcou o Dia da Infantaria da Aeronáutica, ainda ocorreram as despedidas dos militares transferidos para outras Unidades e, também, dos oficiais os quais completaram o tempo de serviço militar temporário.

Finalizando, no Salão Nobre da EPCAR, militares da GUARNAE-BQ foram agraciados com a medalha militar de bronze, como reconhecimento aos bons serviços prestados por mais de dez anos à Força Aérea Brasileira (FAB).

 

Clique aqui e acesse mais fotos deste evento.

 

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sargento Domingos
Fotos: Sargento Valentim/Sargento Domingos
Fim do conteúdo da página