Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > Esquadrão de Saúde tem novo Comandante
Início do conteúdo da página

Tenente-Coronel Márcio assume o Esquadrão de Saúde após mais de 20 anos de atuação no SISAU, em Barbacena


O Esquadrão de Saúde de Barbacena (ES-BQ), sediado em Barbacena (MG), tem a responsabilidade no atendimento a cerca de 12 mil usuários do Sistema de Saúde da Aeronáutica (SISAU), da cidade-sede e região. E, na tarde desta terça-feira (03/12), no Pátio de Formaturas da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), ocorreu a passagem de comando do Esquadrão, da Tenente-Coronel Médica Jacqueline Leite Frade ao Tenente-Coronel Médico Márcio Mattos Pinheiro. A solenidade e o ato de passagem foram presididos pelo Diretor do Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG), Brigadeiro Médico Júlio César da Gama Apolinário, contando com a presença de militares da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ), inclusive seu Comandante, o Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, familiares dos comandantes substituto e substituído, convidados e autoridades locais.

A Tenente-Coronel Jacqueline atua em Barbacena desde o ano de 2002 e foi a responsável pela condução da implementação do “novo” Esquadrão de Saúde na Guarnição de Barbacena. Após uma séria de reformulações administrativas que vem sendo realizadas pelo Comando da Aeronáutica (COMAER), a Divisão de Saúde da EPCAR passou a ter uma nova denominação, subordinação e organograma. E, durante a leitura do seu discurso de despedida, a oficial destacou as dificuldades encontradas, o apoio recebido pelas instituições locais e autoridades e o comprometimento do efetivo do ES-BQ, sendo o fator fundamental para o sucesso das ações realizadas. “Nossas ações foram permeadas por valores como resolutividade, produtividade, trabalho em equipe, qualidade, profissionalismo, dentre outros, além daqueles basilares de qualquer instituição militar. A equipe deste Esquadrão de Saúde sempre esteve comprometida com a prestação de um serviço de saúde com excelência e com a visão de sermos referência no Sistema de Saúde da Aeronáutica, sendo esta a nossa missão. Agradeço a todos os parceiros, autoridades, familiares, amigos e, em especial, ao meu estimado efetivo do ES-BQ, pela lealdade, amizade e dedicação com firmeza de propósitos”, discursou.

Durante a solenidade, o Brigadeiro Apolinário fez uso da palavra e destacou que as mudanças administrativas recentemente executadas no Sistema de Saúde da Aeronáutica exigem que todas as esferas deste SISAU sejam constantemente atualizadas para que o sistema, como um todo, possa seguir prestando um atendimento humanizado a todos os seus usuários. “Nós sabemos que a Força Aérea Brasileira (FAB) está passando por uma reestruturação profunda, visando racionalização de meios, melhor aproveitamento e uma modernização tecnológica, onde o SISAU não poderia ficar de fora desta reestruturação. Há algum tempo um grupo de estudos faz trabalhos constantes para que o Sistema de Saúde possa acompanhar estas mudanças, no que inclui um novo organograma na Diretoria de Saúde (DIRSA) e, inclusive, novas nominações. A partir daí percebemos que a missão está crescendo e para que a DIRSA consiga fazer uma boa gestão e gerenciar todo o SISAU, inclusive redimensionando as atuações de cada unidade de saúde, percebemos que precisamos de bons gestores para esta condução. Hoje, estamos diante de dois militares capazes de cumprirem suas missões com excelência”, enfatizou.

Barbacenense, o Tenente-Coronel Márcio possui vinte e dois anos de serviços prestados ao Comando da Aeronáutica. Médico cirurgião, o militar assume a responsabilidade de dar continuidade aos trabalhos prestados pelo ES-BQ a todos os seus usuários. “É uma longa jornada na área de saúde dentro da Força Aérea, em Barbacena. Só tenho a agradecer por esta trajetória e por este momento que encerra um ciclo. Nesta nova caminhada, continuaremos o trabalho de elevar ainda mais o nome do Esquadrão de Saúde de Barbacena, prestando uma assistência justa e coerente a todos os usuários para que, sempre que precisarem, encontrem um Esquadrão de Saúde em alta qualidade”, concluiu.

Antecedendo a solenidade, ocorreu a inauguração do retrato da comandante substituída na galeria de retratos dos Comandantes do Esquadrão de Saúde de Barbacena, que ficará localizada no hall de entrada do hospital. Já durante a cerimônia, ocorreu o ato solene de passagem de cargo de comandante, a revista à tropa pelo comandante substituto e o desfile do efetivo do ES-BQ em continência a seu novo comandante. Encerrando a solenidade, aconteceu o desfile militar, em continência à maior autoridade, contando com a presença de todo o efetivo das unidades que compõe a Guarnição de Aeronáutica de Barbacena.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sgt Júlio Fonseca
Fotos: Sgt Domingos / Sgt Valentim

 

 

Fim do conteúdo da página