Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Notícias da EPCAR > Militares da EPCAR realizam capacitação na PMMG
Início do conteúdo da página

Com instruções práticas e teóricas, além de atividades extracurriculares, curso promovido pela Polícia Militar proveu alunos de conhecimentos para atuação frente a criminalidade especializada

 

A Força Aérea Brasileira (FAB) possui a missão de controlar, defender e integrar uma área tridimensional que totaliza 22 milhões de quilômetros quadrados de sua área de atuação. E, para que possa continuar atuando na manutenção do espaço aéreo com vistas à defesa da Pátria, o Comando da Aeronáutica (COMAER) está sempre capacitando e oferecendo a seu efetivo treinamentos e oportunidades para que os conhecimentos possam ser sempre aprimorados para uma aplicação adequada, em caso de necessidade.

Há 70 anos atuando na missão de preparar o futuro cadete aviador da FAB, a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG), também se preocupa na capacitação de seu efetivo para as atividades relacionadas ao ensino e àquelas que refletem no dia a dia da Organização. Para que possa prover meios para esta capacitação, a Escola possui parcerias com várias instituições, dentre elas, com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), caracterizando-se ambas, como instituições de confiabilidade e prestígio junto à população local, estadual e, inclusive, no âmbito nacional. A PMMG é considerada uma das melhores polícias militares do Brasil e, a EPCAR, por sua vez, situa-se entre as melhores escolas de ensino médio do país. Neste contexto, a 13ª Região de Polícia Militar de Minas Gerais (13ª RPM), também sediada em Barbacena, promoveu o Curso de Radiopatrulhamento Tático Móvel, com períodos de treinamentos realizados entre os dias 19 de agosto e 01 de novembro e regido por meio do Plano Geral de Treinamento Complementar n° 02/2019, da 13ª RPM. Dividido em três turmas, o curso contou com a participação do Segundo Sargento Sidnei Moreira Heleno, dos Terceiros Sargentos Lucas Renato Marques Turchetti e Dáfnis Patrocínio Coelho Júnior e do Cabo Cléber de Almeida Santos, todos pertencentes ao efetivo do Esquadrão de Segurança e Defesa (ESD-BQ) da EPCAR.

O curso teve como objetivo estabelecer normas e regular as atividades relativas à capacitação de equipes Tático Móvel, como força de manobra das Unidades de Execução Operacional (UEOp’s), nas atividades preventivas, antecipativas e repressivas de forma sistemática e inteligente, de forma a atingir os objetivos propostos. Estas UEOp´s fazem atuações semelhantes àquelas executadas pelas Companhias de Polícia da Aeronáutica (CPA), setor ao qual o Sargento Dáfnis e o Cabo Cléber Santos pertencem, na EPCAR. O Tenente de Infantaria Marcell Augusto Nogueira Novaes Craveiro da Costa é atualmente o Chefe da CPA do ESD-BQ e destaca que a capacitação proporcionada aos militares permitirá que os mesmos mantenham o elevado padrão de atuação nas diversas missões a eles confiadas. “Devido ao fato das técnicas policiais estarem sempre em constante atualização e se adaptando aos mais diversos cenários de crises institucionais e sociais, o curso apresentou-se como sendo um conjunto de novos mecanismos não só para proporcionar uma rápida resposta a essas crises, mas, principalmente, para renovar a doutrina de segurança orgânica de nossa Unidade”, enfatizou.

“O curso foi uma excelente oportunidade de aperfeiçoamento e aprendizado proveniente da integração entre militares da Força Aérea e da Polícia Militar, no momento onde agradeço ambas as instituições pela participação. As atividades foram ministradas por instrutores com alto nível de conhecimento e profissionalismo, fazendo com que a assimilação dos conteúdos transcorresse de maneira natural e proveitosa. As práticas foram de suma importância, uma vez que, a simulação de uma situação real faz com que o militar saiba como agir diante das adversidades. Sinto-me honrado em haver participado desta capacitação e preparado a repassar os conhecimentos aos companheiros que atuam na Polícia da Aeronáutica”, destacou o Sargento Dáfnis, que é especialista em Serviços de Guarda e Segurança.

Para o coordenador técnico do curso, Major PM Ricardo Medeiros da Cruz Borges, os conhecimentos adquiridos pelos militares da EPCAR serão oportunos para serem compartilhados junto aos demais militares da Aeronáutica que atuam nas mais diversas situações de conflito. “A capacitação destes discentes contou com instruções práticas e teóricas, além de atividades extracurriculares como a instrução de salvamento em altura, ministrada pelos Bombeiros Militares de Minas Gerais, além de operações de combate à criminalidade violenta nas cidades de Barbacena e nas cidades vizinhas de São João del-Rei e Conselheiro Lafaiete. Interagindo positivamente com os demais integrantes da turma, os militares da EPCAR foram excelentes alunos, comprometidos e com grande capacidade de absorção de conhecimentos, vibrantes e com participação ativa nas operações”, concluiu.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sgt Júlio Fonseca
Fotos: Ascom PMMG

 

Fim do conteúdo da página