Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > PROFESP encerra suas atividades em 2019
Início do conteúdo da página

Aproximadamente 200 crianças foram beneficiadas durante o ano, na EPCAR


Chegou ao fim mais um ano de atividades do Programa Forças no Esporte – PROFESP, sob responsabilidade da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG). Durante todo a ano de 2019, os alunos do programa participaram de atividades esportivas, como atletismo, futebol e vôlei, atividades recreativas, musicalização com militares da Banda de Música da Escola Preparatória, educação cidadã, educação ambiental e ordem unida. E, nesta quarta-feira (20/11), a solenidade de encerramento foi repleta de brilho e emoção, para as crianças e para todos os participantes que estiveram no Clube dos Oficiais da EPCAR (COEP). Militares do efetivo da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ) e diversas autoridades locais prestigiaram o evento.

Em Barbacena, o projeto é desenvolvido com crianças e adolescentes, de ambos os sexos, com idade entre 8 e 15 anos, pertencentes às Escolas Municipais Tony Marcos de Andrade e Alberto Corrêa, localizadas nos bairros Nove de Março e São Francisco, respectivamente. Para a execução das atividades, o programa conta com a participação de monitores da GUARNAE-BQ, acadêmicos da Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac) e Instituto Federal (If – Campus Barbacena), além da parceria com a Prefeitura Municipal de Barbacena, com empresas e instituições da cidade.

Com apenas 8 anos de idade, a pequena Geny Geovana de Melo destacou que as atividades do PROFESP são muito legais, em especial, as práticas esportivas, afirmando que os “tios” (militares voluntários que atuam no programa) são muito legais e atenciosos. “O que eu mais gostei no PROFESP foi dos tios e das tias, que são muito legais e tratam as crianças com muito amor e carinho. Aprendemos a marchar, a jogar futebol e várias outras brincadeiras que tanto gostei. Aqui na Aeronáutica, na EPCAR, o que mais gostei foi dos aviões que tem aqui. Se no ano que vem eu puder, quero participar novamente do PROFESP”, disse, sorrindo.

Nós temos que agradecer e elogiar à EPCAR por esta parceria que tem um significado todo especial para nós, porque as crianças que são atendidas possuem um diferencial não apenas na vida escolar, assim como na vida em comunidade. Analisando o trabalho desenvolvido com estas crianças, conseguimos detectar a diferença em todos os segmentos de vida. Espero que possamos atender a um número maior de crianças para o próximo ano”, afirmou o Secretário Municipal de Educação, Desporto e Cultura, Luiz Carlos Rocha de Paula, que, em nome do Prefeito de Barbacena, trouxe os agradecimentos e ratificou a disponibilidade do Poder Executivo para a manutenção da parceria.

Um dos principais objetivos do PROFESP é a inclusão social. Após feita a seleção de quais escolas serão contempladas, há de se criar um diálogo constante e um parâmetro de acompanhamento para verificar a evolução de cada aluno participante. A Escola Municipal Alberto Corrêa participa pela primeira vez do projeto e sua diretora, Ângela Roman Rodrigues, fez questão de destacar o desenvolvimento notório que cada aluno apresentou após o início da participação no PROFESP. Percebemos que vários alunos tiveram avanços significativos em suas vidas pessoais e escolar. As famílias de nossos alunos se demonstram agradecidas pois os ensinamentos aqui aprendidos tem contribuído para que os pais também possam oferecer uma melhor educação a seus filhos. Alunos que antes não demonstravam muito interesse pela vida escolar, hoje se possuem uma autonomia maior, são interessados, responsáveis, dedicados, disciplinados, e contagiam outros alunos não participantes do PROFESP, além de demonstrarem uma postura amadurecida em busca de um futuro profissional, inclusive, no seguimento militar”, concluiu.

O Coordenador Geral do Programa na EPCAR, Coronel Fernando Monteiro de Oliveira Júnior, destacou o trabalho de toda a equipe para que os objetivos do programa fossem atingidos com êxito. “Quero agradecer e destacar todo o trabalho realizado pela equipe do PROFESP, que se dedicam diariamente para que cada atividade seja realizada com sucesso e os objetivos alcançados na vida destas crianças”, discursou. O Coronel Monteiro ainda mencionou as metas que o PROFESP espera alcançar para o ano de 2020. “Estamos na expectativa de podermos ampliar o número de crianças assistidas e, com o apoio das unidades que compõe nossa Guarnição, esperamos também ampliar o período de atendimento, iniciando as atividades logo no mês de março, provendo o suporte tanto da parte de prática esportiva, quanto a pedagógica e a didática, como musicalidade, informática, línguas e outras atividades extracurriculares”, afirmou.

Na cerimônia de encerramento, o brilho externado pelas crianças participantes trouxe muita alegria e emoção a todos os presentes, tanto no momento em que cada um recebia, orgulhosos, os seus certificados de conclusão, quanto na belíssima apresentação musical que fizeram junto à Banda de Música da EPCAR. Os alunos foram apadrinhados por integrantes do efetivo da Guarnição da Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ), principalmente por alunos do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) e, com a parceria de associações e empresários voluntários da cidade, receberam presentes, como calçados, camisas, meias, brinquedos e óculos de grau - aos que foram diagnosticados pelo médico oftalmologista. Os colaboradores e parceiros também receberam certificados de agradecimento.

Para o próximo dia 03 de dezembro, na fachada principal da Escola, está prevista a Cantata de Natal, que é uma apresentação musical onde as crianças do PROFESP, participantes do projeto musicalização, interpretarão canções natalinas junto com a Banda de Música da EPCAR. A apresentação contará com a participação especial do coral das crianças do projeto Música no Desenvolvimento Infantil - Musidin, de Barbacena, e a presença do Papai Noel.

 

O PROGRAMA

O Programa Forças no Esporte (PROFESP) é uma vertente do Programa Segundo Tempo do Governo Federal. Desenvolvido pelo Ministério da Defesa, sob coordenação das Forças Armadas, o programa conta com a parceria do Ministério do Esporte, do Ministério do Desenvolvimento Social e, ainda, da Secretaria Nacional de Juventude. As Forças Armadas disponibilizam sua infraestrutura, coordenam as atividades e prestam apoio geral ao Programa.

O objetivo do PROFESP é democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte e promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, por meio de atividades esportivas educacionais, lazer e atividades complementares. Os jovens são beneficiados com alimentação saudável e de qualidade, reforço escolar, ações cívico-sociais, campanhas educativas, orientações de civismo e cidadania e desenvolvimento de habilidades profissionais.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sgt Júlio Fonseca
Fotos: Sgt Domingos / Sgt Valentim
 
 

Fim do conteúdo da página