Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Notícias da EPCAR > E-book conta histórias “em prosa e verso”
Início do conteúdo da página

Livro, em formato digital, reúne diversos textos literários, escritos pelo efetivo militar e civil da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena


 

Ocorreu na noite desta terça-feira (05/11), no Salão Nobre da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), o lançamento do e-book “A arte de voar em prosa e verso”. Composto por quarenta e quatro textos, o livro está disponibilizado apenas em formato digital e reúne textos escritos por alunos do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR), por militares do efetivo da Escola e do Grupamento de Apoio de Barbacena (GAP-BQ) e de militares da reserva, além da participação de civis da família aeronáutica.

 

O lançamento do e-book contou com a presença de todos os autores dos textos, além de professores da Escola e convidados que prestigiaram o momento. Durante a cerimônia, cada autor realizou a leitura de seus textos. A aluna do Esquadrão Phoenix, segundo ano do CPCAR, Ester Franciane de Oliveira é autora do poema intitulado “Asas de sonhos” e externou seu sentimento por haver contribuído com a obra, ao conseguir descrever sua visão para aqueles que são apaixonados pela aviação. “Sinto-me honrada por participar deste livro. É um prazer reproduzir em uma obra o que vislumbro e transmitir aos leitores toda a imensidão do sentimento daqueles que amam a aviação e que abrem mão do conforto de suas casas para seguir um sonho”, afirmou.

Idealizadora do livro, a Professora Doutora Adriana Iop Bellintani destacou que este projeto nasceu do desejo de registrar os mais variados significados de voar presente no imaginário e na realidade daqueles que se dedicam aos céus e à Força Aérea Brasileira (FAB), bem como a todos os outros que mesmo sem a operacionalidade de voar, engajam sua vida fornecendo o suporte necessário aos pilotos e às mais variadas missões. “Nesta obra reunimos a inspiração de nosso efetivo – em especial dos nossos alunos – e de alguns civis que gravitam em torno dos desígnios da necessidade de serviço. Ou seja, pessoas que direta ou indiretamente tocam e se deixam tocar pelo sublime e apaixonante espírito de pertencimento a uma nobre causa e a uma nação. Esperamos que o leitor, ao navegar neste livro, consiga manter contato com os sonhos e ideais destes jovens que almejam dedicar sua vida ao cumprimento da missão e aos mais desafiadores interesses da Força Aérea”, descreveu na apresentação do e-book.

Ainda, durante a solenidade de lançamento do livro virtual, que ficará disponível para leitura e download no site da EPCAR, foram expostas fotografias realizadas pelos alunos do Clube de Fotografias, com o tema “Exposição EPCAR: outras histórias”, que também foi apresentada, recentemente, na Feira do Conhecimento 2019.

Para baixar ou fazer a leitura virtual do livro, basta clicar aqui.

 
 
Fonte: Seção de Comunicação Social, por Ten Januário
Edição: Sgt Júlio Fonseca
Fotos: Sgt Leopoldo

 

Fim do conteúdo da página