Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Notícias da EPCAR > Militares são agraciados com comenda do Governo de Minas Gerais
Início do conteúdo da página

 

Medalha Santos Dumont é conferida a personalidades e entidades que prestam relevantes serviços ao Estado mineiro e ao Brasil


Na manhã desta quinta-feira (31/10), foi realizada na Fazenda Cabangu, na cidade de Santos Dumont (MG), a cerimônia de entrega das medalhas Santos Dumont. O evento, que é realizado anualmente na fazenda onde nasceu o Pai da Aviação, é uma promoção do Governo de Minas Gerais. Nesta edição, foram cento e vinte agraciados, entre personalidades e entidades, que foram homenageados pela relevância nos serviços prestados ao Estado e ao País. Militares da Força Aérea Brasileira (FAB), entre eles quatro da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ), também foram agraciados. A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) participou com a composição da Guarda de Honra e com a Banda de Música.

A solenidade teve início com a revista à Guarda de Honra que foi realizada pelo Vice-Governador do Estado de Minas Gerais, Paulo Eduardo Rocha Brant, que na ocasião representou o Governador Romeu Zema, acompanhado pelo Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani. Logo após as honras militares, os presentes cantaram o Hino Nacional Brasileiro, executado sob os acordes da Bande de Música da Nascente do Poder Aéreo, como é conhecida a Escola Preparatória de Cadetes do Ar, que fica sediada em Barbacena (MG).

 

Chefe do Grupamento de Apoio de Barbacena (GAP-BQ), o Coronel Intendente Ronald José Pinto foi um dos homenageados com a medalha no grau prata e destacou a emoção do agraciamento na condição de chefe de uma das unidades que atuam diretamente na preservação da Fazenda Cabangu. “É uma grande emoção ser agraciado com tão importante comenda e num local tão significativo para nós, pois aqui nasceu uns dos heróis não só da FAB, mas de toda a nação. Este reconhecimento não é individualizado. É uma condecoração que representa todo o reconhecimento do trabalho do efetivo do Grupamento de Apoio para colaborar na manutenção de toda esta área”, declarou o oficial, ratificando a parceria entre o Comando da Aeronáutica, a Fundação Museu Casa Natal de Santos Dumont e a Prefeitura Municipal de Santos Dumont.

 

“Sinto-me muito honrado em ter sido agraciado pelo Governo do Estado com esta importante condecoração. Esta cerimônia, para nós da Força Aérea, tem um valor simbólico ainda mais especial, pois é realizada na Fazenda onde o Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira nasceu e viveu sua infância”, destacou o Coronel Aviador Mauro Henrique Monsanto da Fonseca e Souza, agraciado com a medalha no grau ouro e que atualmente exerce o cargo de Chefe da Divisão de Ensino da Escola Preparatória de Cadetes do Ar.

 

O Vice-Governador Paulo Brant ressaltou que o importante feito de Santos Dumont o torna merecedor de todas as homenagens não só em Minas Gerais, mas em todo o Brasil e que o trabalho do Comando da Aeronáutica (COMAER) na manutenção da Fazenda Cabangu é muito importante para a perpetuação da história deste grande mineiro.Santos Dumont é um ícone não só para Minas, mas para todo o Brasil e a preservação deste patrimônio histórico e desta memória, que foi importante não apenas no início do século XX, inovando, mas como o é até os dias de hoje, nos auxiliando a sermos mais empreendedores e acreditarmos no futuro. Santos Dumont é um gigante que nos inspira sempre e esta cerimônia nos emociona muito, pois traz a tona à essência de nosso Estado”, pontuou.

Os integrantes da GUARNAE-BQ agraciados foram: Coronel Aviador Mauro Henrique Monsanto da Fonseca e Souza, grau ouro; Coronel Intendente Ronald José Pinto, grau prata; e Tenente-Coronel Hélio Tavares de Sá Filho e Tenente Especialista em Comunicações Paulo Garcia de Souza Filho, grau bronze.

Ao término da solenidade, autoridades, agraciados e convidados puderam visitar a casa onde nasceu Santos Dumont, identificando vários objetos que foram de uso pessoal, cartas, fotografias e demais itens que compõe o acervo que é preservado pela Fundação.


A medalha

Concedida pelo Governo de Minas Gerais, a Medalha Santos Dumont foi criada em 1956 para comemorar o primeiro vôo do 14-Bis – realizado no dia 23 de outubro de 1906, em Paris, simbolizando o reconhecimento pelo feito de Alberto Santos Dumont, denominado patrono da aviação brasileira. A condecoração é concedida em quatro graus: Grande Colar, Ouro, Prata e Bronze.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sgt Júlio Fonseca
Fotos: Sgt Valentim

 

Fim do conteúdo da página