Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > GUARNAE-BQ celebra o Dia do Aviador e da FAB
Início do conteúdo da página

Solenidade militar agraciou militares e, na Ordem do Dia, Comandante da Aeronáutica destacou os novos desafios para que a FAB continue a cumprir sua missão de Controlar, Defender e Integrar


Foi realizada na manhã de hoje (23/10) a cerimônia militar alusiva ao Dia do Aviador e ao Dia da Força Aérea Brasileira (FAB). A solenidade contou com a participação de todo o efetivo da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ) e foi presidida pelo Coronel Aviador Mauro Henrique Monsanto da Fonseca e Souza, Chefe da Divisão de Ensino da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR). Estiveram presentes autoridades civis e militares da cidade e região, além de convidados e familiares dos militares agraciados. Na oportunidade, dois militares foram agraciados com medalhas: o Suboficial Derly Vicente de Carvalho foi agraciado com a Medalha Sargento Max Wolff Filho e o Primeiro Sargento Alexandre Egídio Teixeira foi agraciado com a Medalha Eduardo Gomes Aplicação e Estudo.

Prestes a se transferir para a reserva remunerada após 34 anos de serviços dedicados à Força Aérea Brasileira (FAB), o Suboficial Derly é pertencente ao efetivo do Grupamento de Apoio de Barbacena (GAP-BQ). Agraciado com a medalha Sargento Max Wolff Filho, o militar descreveu a emoção do agraciamento próximo ao final de sua carreira na ativa.Vejo que as condecorações são um reconhecimento pela dedicação e pelo trabalho dedicado à Instituição. Próximo da reserva remunerada, sinto-me realizado por, através de meus conhecimentos, haver contribuído para que as unidades da Aeronáutica onde servi pudessem cumprir suas missões. Ter servido à FAB é motivo de orgulho e sou muito grato por tudo o que alcancei em minha vida. Concluo esta fase da minha vida e da minha carreira profissional com muita emoção e com a certeza de que cumpri minha missão. Agradeço a todos que compartilharam comigo seus trabalhos ao longo da minha carreira”, afirmou o graduado.

Durante a solenidade foi feita a leitura da Ordem do Dia do Comandante da Aeronáutica pelo Coronel Monsanto. O militar destacou que a mensagem do Tenente Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez reflete o trabalho que está sendo desenvolvido no Comando da Aeronáutica (COMAER) e reforça a importância da EPCAR na preparação dos futuros pilotos e oficiais da FAB. Em especial, hoje, a Ordem do Dia do Comandante da Aeronáutica trata de pontos estratégicos para a FAB e para a continuidade do cumprimento de sua missão institucional, como o recebimento recente da aeronave multimissão KC-390, que será a espinha dorsal da aviação de transporte, assim como, na Suécia, o voo do F-39 Gripen. Desta forma, nós, na EPCAR, nos sentimos incluídos de forma indelével nesta data em que comemoramos o voo de Alberto Santos Dumont, o Patrono da Aeronáutica Brasileira, pois somos os responsáveis pela preparação do futuro cadete aviador que, num futuro próximo, pilotará e comandará estas novas aeronaves militares”, concluiu o oficial que também foi o paraninfo da solenidade.

Uma das autoridades presentes na cerimônia foi o Comandante da 2ª Companhia Independente de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Major BM Maycom Elias Alfim, que parabenizou a todos pela solenidade e também pela data, enaltecendo o grande trabalho que a Força Aérea realiza em prol da Nação.Em nome do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais quero parabenizar à Força Aérea Brasileira pela data. Como cidadão barbacenense, sinto-me orgulhoso por ter sediada em nossa cidade a Nascente do Poder Aéreo e agradecer por toda a parceria que é concretizada junto ao Corpo de Bombeiros, sempre trabalhando em conjunto. É uma data extremamente especial para o nosso país e registro aqui a nossa gratidão por tudo o que a FAB faz por nossa sociedade. Parabéns Força Aérea Brasileira! Parabéns EPCAR, Nascente do Poder Aéreo! Parabéns Brasil”, concluiu.

Durante a solenidade, os presentes entoaram o Hino dos Aviadores e assistiram ao desfile da Guarda de Honra, composta por alunos do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) e de todo o efetivo das unidades que compõe a Guarnição, encerrando a cerimônia. Para amanhã (24/10), haverá, ainda, uma apresentação da Banda de Música da EPCAR, que será realizada à noite, no Pátio das Paineiras da Escola.


A data

23 de outubro é o Dia do Aviador e Dia da Força Aérea Brasileira, uma referência à data em que, no ano de 1906, Alberto Santos-Dumont realizou o primeiro voo do 14-Bis no Campo de Bagatelle, na França.


Acesse a página especial alusiva ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira.

 
 
Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sgt Júlio Fonseca
Fotos: Sgt Leopoldo / Sgt Valentim / Sgt Domingos

 

Fim do conteúdo da página