Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > EPCAR realiza a 17ª Feira do Conhecimento
Início do conteúdo da página

Alunos da Nascente do Poder Aéreo desenvolveram temas variados em duas categorias: “Ciências Exatas e da Natureza” e “Ciências Humanas e Linguagens”, além de clubes temáticos que mostram atividades extracurriculares que são exercidas pelos integrantes do CPCAR

 

Nos dias 18 e 19 de outubro de 2019, nas instalações da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG), ocorreu a XVII Feira do Conhecimento, uma realização da Divisão de Ensino da Escola tendo como objetivo despertar nos alunos do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) a busca de novos conhecimentos por meio da pesquisa e da cooperação. A Feira é aberta ao público e contou com a presença de um grande número de moradores da cidade e região, com destaque para a visitação de centenas de alunos de escolas das redes pública e privada, do município e de cidades vizinhas.

A Feira do Conhecimento é o maior evento acadêmico da EPCAR e nesta edição de 2019 passou por modificações para que os objetivos pedagógicos propostos fossem plenamente atingidos. Por meio de visitas, participações e orientações do Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Rui Chagas Mesquita, uma nova abordagem foi implementada, para que professores e alunos pudessem desenvolver os mais diversos temas, apresentando aos visitantes trabalhos que expressem a qualidade de ensino da Escola. Para a professora Aline da Costa Nascimento, coordenadora do corpo docente, este é um ótimo momento para que os alunos coloquem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, instigando nos mesmos o envolvimento em assuntos que valorizem a sua formação acadêmica e pessoal. “A Feira busca agregar aquilo que há de mais moderno das metodologias de ensino, de competências e habilidades que buscamos desenvolver em nossos alunos para o mundo do trabalho, para o que ele precisará em sua vida futura como cadete da Força Aérea Brasileira (FAB). Assim, desenvolvemos esta nova proposta dentro da perspectiva do plano de modernização de ensino proposto pelo Comando da Aeronáutica (COMAER) e tenho certeza que atingimos um dos objetivos do evento, que é mostrar à sociedade o trabalho que é desenvolvido junto aos alunos”, concluiu.

Para o Chefe da Divisão de Ensino da EPCAR, Coronel Aviador Mauro Henrique Monsanto da Fonseca e Souza, a presença de estudantes de outras instituições de ensino promove um intercâmbio acadêmico entre os alunos, valorizando e fazendo com que a qualidade dos trabalhos seja cada vez melhor. “A Feira acontece anualmente e proporciona o desenvolvimento de várias competências e habilidades em nossos alunos. Em 2019 ela está ainda mais especial, pois estamos na semana de comemorações pelo Dia do Professor e contamos com a presença da população barbacenense e da região, enfatizando que a participação de alunos dos ensinos fundamental e médio proporciona um intercâmbio de conhecimentos e experiências nesse ramo acadêmico e viabiliza um link entre os alunos da Escola Preparatória e os demais alunos de outras instituições de ensino”, destacou.

Durante os dois dias de apresentação, os visitantes puderam acompanhar palestras, quiz, itinerários do conhecimento, apresentações culturais, realizar visitação aos trabalhos interdisciplinares produzidos pelos alunos sob a coordenação de professores e militares do efetivo, além de clubes temáticos. Para a jovem Tamyres Ferraz Neiva (no centro da foto), de 16 anos e que é aluna da Escola Estadual Dr. Celso Machado, da cidade de Visconde do Rio Branco (MG), a Feira do Conhecimento é uma excelente oportunidade para que os alunos de outras escolas possam ter acesso ao excelente nível de ensino que é praticado na Escola Preparatória. “Levo uma impressão ótima da Feira do Conhecimento da EPCAR, onde tudo está muito bem estruturado e a apresentação é bem diferente das convencionais que estamos habituadas a visitar. A comunicação dos alunos com os visitantes é algo que me chamou muito a atenção, além da qualidade de todos os trabalhos que estão sendo expostos”, concluiu.

“Acho estas propostas muito interessantes, pois os projetos e pesquisas que foram desenvolvidos e apresentados pelos alunos da EPCAR nos mostram a possibilidade de melhorias no aprendizado, além de incentivar as pessoas na busca e no aprofundamento em novos conhecimentos. As apresentações estão muito boas, e, a abordagem de vários temas, nos possibilita um conhecimento mais amplo de assuntos diversos, nos apresentando uma visão antes desconhecida”, frisou o aluno Abbedo Viol Lisboa, de 14 anos e que, atualmente, cursa o 9° ano do ensino fundamental no Instituto Maria Imaculada – Colégio Salesianas, localizado em Barbacena.

Para esta edição, os trabalhos apresentados estavam enquadrados em temas nas áreas de “Ciências Exatas e da Natureza” e “Ciências Humanas e Linguagens”. A inclusão também esteve presente, com destaque para o projeto intitulado “Surdos: estrangeiros no próprio país”, que apresentou a realidade dos deficientes auditivos no Brasil e explicou as estruturas da Língua Brasileira de Sinais (LIBRA) e suas particularidades, juntamente a fatos, dados, estatísticas, dúvidas sobre o assunto. A visitação da Associação de Surdos de Barbacena à Feira foi acompanhada pelo Aluno do 1° ano do CPCAR, Giovanne Azuirson Santos Rodrigues, que mostrou todos os trabalhos utilizando sinais em LIBRA. “Conheci a linguagem das libras através de um amigo surdo, na escola em que estudava anteriormente. A motivação para o trabalho se deu quando os surdos aqui da cidade manifestaram que nunca tiveram contato com a Escola, conhecendo-a apenas pela fachada, através de sua imponência. Fomos tão felizes no tema que recebemos os integrantes da associação local dos surdos na Feira e pudemos fazer com eles conhecessem a Escola e os diversos trabalhos que foram apresentados”

No total, foram apresentados doze trabalhos interdisciplinares e mais cinco clubes temáticos. Ocorreu também uma campanha para adoção de cachorros, além de um stand que proporcionou aos presentes a oportunidade de conhecer o trabalho que é desenvolvido com cerca de 180 crianças assistidas pelo Programa Forças no Esporte (PROFESP), sob a coordenação da EPCAR e com a participação de voluntários do efetivo da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ).

 

 
Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sgt Júlio Fonseca
Fotos: Sgt Domingos / NascenTV

 

 

Fim do conteúdo da página