Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > Aspirantes a oficial temporários concluem Estágio de Adaptação
Início do conteúdo da página

 

Os profissionais nas áreas de administração, enfermagem, fonoaudiologia, fisioterapia, magistério, pedagogia e serviço social atuarão nas diversas seções da Guarnição

 

 

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) realizou, nesta quinta-feira (17/10), a solenidade de conclusão do Estágio de Adaptação Técnico (EAT) do ano de 2019, sendo presidida pelo Comandante da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ), Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, oportunidade em que os vinte e três futuros oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB) receberam a espada, símbolo do oficialato, e prestaram o compromisso à Bandeira Nacional. Este ato, realizado por todos aqueles que integram o efetivo das Forças Armadas, simboliza a aceitação das obrigações e deveres militares.

A cerimônia contou com a presença de autoridades locais, militares do efetivo da Guarnição e Forças auxiliares, parentes e amigos dos Aspirantes a oficial. Em suas palavras, o Brigadeiro do Ar Bellintani enfatizou a superação e o espírito de Turma para que fossem vencidos os desafios que surgiram ao longo do estágio. "Sigam os ensinamentos que aqui lhes foram transmitidos, impulsionando as vontades na direção de suas aspirações e agreguem o comprometimento com a instituição em cada ação realizada. Demonstrem sempre orgulho por pertencer à "Nascente do Poder Aéreo", honrando a farda, sua família e, acima de tudo, a Pátria", finalizou.

O estágio foi realizado no período de 19 de agosto a 17 de outubro, sob a coordenação do Capitão Especialista José Francisco Modesto, em que os militares estiveram submetidos a uma rotina intensa com instruções práticas de ordem unida, treinamento físico e armamento, por exemplo, além de terem realizado o Exercício de Campanha (EXEC) com o objetivo de prepará-los para atuação em situações hostis.Transformar profissionais com competências, visões e valores heterogêneos em militares comprova a vocação para o ensino desta Organização Militar, composta por homens e mulheres, cujo profissionalismo é sedimentado no entusiasmo pela Força Aérea”, ressaltou o coordenador.

Na quarta-feira (16/10), os integrantes da Turma Aslan receberam os certificados em cerimônia realizada pela EPCAR, e foram entregues prêmios aos militares que obtiveram destaque no treinamento militar e físico. A partir de agora, irão se apresentar nas diversas seções da GUARNAE-BQ, onde atuarão em suas especialidades. O primeiro colocado do Estágio, Aspirante a Oficial Vinícius Faria Weiss, externou a sua alegria pela conclusão e afirmou que todos os ensinamentos adquiridos durante este período serão levados por toda a vida. Foram nove semanas de intenso aprendizado, passando por várias dificuldades, para nos ambientar com a disciplina e hierarquia, unidos pelo espírito de corpo e, assim, afirmo que estamos prontos para honrar as nossas fardas e orgulhosos em pertencer à Força Aérea Brasileira”, relatou.

A formação militar de voluntários para comporem o Corpo de Oficiais da Reserva da Aeronáutica é realizada por intermédio dos Estágios de Adaptação Técnico e de Serviço, destinados aos cidadãos brasileiros natos, de ambos os sexos, que tenham concluído o ensino superior, com habilitação para o desempenho da profissão, como oficial temporário, em especialidades de interesse do Comando da Aeronáutica (COMAER).

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sargento Domingos
Fotos: Sargento Leopoldo/Sargento Valentim/Sargento Domingos
 
 
 
 
 
 
Fim do conteúdo da página