Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > Candidatas à Rainha das Rosas visitam a EPCAR
Início do conteúdo da página

Candidatas ao título de rainha da festa mais tradicional de Barbacena visitaram a Sala Histórica Professor Fernando Victor, acompanhadas pela Patronesse


Barbacena (MG) é a cidade-sede da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) e é também reconhecida como “cidade das rosas”, devido ao grande cultivo de rosas e flores que sempre movimentou o comércio do ramo. Um dos momentos onde os agricultores podem expor todos os seus cultivos é na tradicional “festa das rosas”, que é parte do calendário de eventos do município. Dentro das atividades desenvolvidas na festa, há o desfile e a coroação da rainha e princesa das rosas, despertando sonhos em centenas de jovens com idade mínima de 15 anos. A cada ano, uma personalidade é escolhida para ser a patronesse da festa e, em 2019, a eleita foi a Professora Doutora Adriana Iop Bellintani.

Sempre realizada no mês de outubro, a edição deste ano ocorrerá entre os dias 11 e 13. O desfile para a eleição da rainha é um dos momentos mais aguardados, se tornando uma das festas mais tradicionais de Barbacena e região. A patronesse é a responsável pelos preparativos das candidatas, instruindo-as não somente para a realização do desfile, mas no amadurecimento e no conhecimento das culturas locais, visto que a eleita representará a cidade em vários eventos sociais. Doutora em História Social, a patronesse desta edição da festa, Adriana Bellintani, está percorrendo os principais espaços culturais de Barbacena, como forma de fazer com que as candidatas conheçam e divulguem a história da cidade. Neste sábado (28/09), as candidatas e a patronesse visitaram o mais novo espaço cultural da cidade, a Sala História Professor Fernando Victor, localizada na EPCAR. “Este ano a festa das rosas está contemplando o aspecto social e, também, cultural. Estamos empenhados em valorizar o patrimônio cultural de Barbacena, fazendo com que ocorram mais visitas a locais históricos e de locais de extrema importância para a cultura e tradição barbacenense. Por isso, visitamos hoje a Sala Histórica da EPCAR, que, apesar de ser um espaço recente, ela abriga setenta anos da história desta Escola”, destacou a patronesse que também é esposa do Comandante da Escola.

Barbacenense, a jovem Bianca Monteiro de Almeida é uma das candidatas à Rainha das Rosas e destacou que a EPCAR representa um dos pontos turísticos mais importantes da região, além de ser uma das melhores escolas do Brasil. “Nossa patronesse tem nos inserido no contexto histórico local ao proporcionar visitas a pontos culturais e turísticos que marcaram a história de Barbacena. A EPCAR é muito importante para a cidade e estar em contato com as instalações e com alunos desta Escola foi um grande prazer”, concluiu.

As jovens candidatas continuam a preparação para o esperado desfile e, sob orientação da patronesse, continuarão a visitar locais culturais da cidade para o enriquecimento de seus conhecimentos. Para esta edição, a vencedora da festa, além de outros prêmios, ganhará uma viagem com acompanhante.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sgt Júlio Fonseca
Fotos: Sgt Domingos
 
 
 
Fim do conteúdo da página