Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > Projeto Soldado Cidadão 2019 realiza aula inaugural
Início do conteúdo da página

Soldados da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ) serão beneficiados

 

Na segunda-feira (24/09/2019) ocorreu a aula inaugural do Curso de Qualificação Profissional em Instalador Hidráulico no SENAI Barbacena, apoiado pelo Projeto Soldado Cidadão 2019. A abertura do evento contou com a presença do Chefe do Grupamento de Apoio de Barbacena (GAP-BQ), Coronel Intendente Ronald José Pinto e do gerente da unidade SESI/SENAI Barbacena, César Alexandre Nunes Ferreira. Ainda estiveram presentes a comissão executora do Projeto, a equipe técnica do SESI/SENAI e o Chefe da Divisão de Serviços Gerais do GAP-BQ, Capitão José Bernardo Lopes Duarte.

A aula foi conduzida pela Supervisora Pedagógica do SENAI, Maria Augusta da Conceição e pelo instrutor de formação profissional, Cláudio Casemiro Nogueira, que falaram ao público presente sobre o tema Instalador Hidráulico: A importância da qualificação profissional para o mercado de trabalho, retratando a importância do curso para o aprimoramento profissional dos militares bem como o crescimento desta profissão na região. O gerente do SENAI expressou sua satisfação no desenvolvimento do projeto e incentivou os participantes a aproveitarem o conhecimento do instrutor de formação profissional que atualmente é referência do Departamento Nacional da instituição como avaliador Líder das Olimpíadas do Conhecimento na ocupação de Instalação Hidráulica.

O curso capacitará 20 soldados da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ) e na ocasião, o Coronel Ronald proferiu palavras de apoio aos militares e solicitou que tenham perseverança nestas oportunidades. “Vocês estão sendo privilegiados em fazer este curso e elevar o conhecimento. Aproveitem a chance que lhes estão sendo proporcionada e se dediquem ao máximo, para que no final possam garantir o êxito esperado por todos nós.”, explanou o oficial.

O Soldado Guilherme Gabriel da Silva Campos expressou sua satisfação em receber essa qualificação oferecida pela Força Aérea Brasileira (FAB). “O curso está significando um novo aprendizado que vou levar para a vida, é uma profissão muito requisitada na área civil. Quero me aprofundar mais e, quem sabe no futuro, trabalhar como instalador hidráulico.”, comentou o contemplado.

O Projeto Soldado Cidadão se propõe a oferecer uma qualificação técnica profissional aos militares que prestam serviço militar inicial e aos cabos e soldados que realizam o serviço militar voluntário com vista a facilitar o seu ingresso no mercado de trabalho e obter uma formação cidadã. Tal projeto é uma iniciativa do Governo Federal através do Ministério da Defesa e funciona desde 2004 em todo território nacional, sendo que já foram beneficiados 240 mil jovens nas Forças Armadas. O plano de gestão 2019 do Comando-Geral do Pessoal da Aeronáutica (COMGEP) contemplou vagas para GUARNAE-BQ, ficando a cargo do Serviço Social do GAP-BQ (SESO) integrar a comissão executora, sendo nomeada como representante local a Tenente Odnélia Cristina Siqueira de Amaral Cançado, oficial adjunto da SESO.

 

Fonte: Serviço Social GAP-BQ, por Tenente Odnélia
Revisão: Seção de Comunicação Social, por Sargento Domingos
Fotos: Sargento Leopoldo
 
Fim do conteúdo da página