Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > PROFESP realiza semana ambiental
Início do conteúdo da página

O objetivo foi conscientizar as crianças sobre a preservação do meio ambiente

O Programa Forças no Esporte (PROFESP) da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) realizou, de 16 a 19 de setembro de 2019, uma semana educativa com a participação de diversas entidades para conscientizar as crianças sobre a preservação do meio ambiente, por intermédio de palestras, plantio de mudas e construção de brinquedos com material reciclável.

A semana ambiental foi aberta no Auditório do Grupamento de Apoio de Barbacena (GAP-BQ) pelo Coronel Aviador Fernando Monteiro de Oliveira Júnior, Coordenador de Núcleo do PROFESP, que ressaltou a importância da iniciativa: “No meio ambiente encontramos o nosso alimento, o oxigênio, a água que bebemos, enfim, nele encontramos tudo o que precisamos para a vida humana”, afirmou o oficial.

Para melhor elucidar as questões ambientais no que concerne a reciclagem e o uso adequado de materiais, o Instituto Socioambiental das Vertentes (IVERT) usou a arte como forma de sensibilizar as crianças. Desta maneira, montou-se uma oficina de brinquedos com material reciclável para resgatar as saudáveis brincadeiras antigas e destacar a necessidade de reutilizar nossa produção de lixo. Na sequência, foram ministradas palestras sob a coordenação da professora e presidente do Instituto, Senhora Carmem Lúcia Werneck, sobre os principais problemas da região: poluição atmosférica e queimadas.

Com a participação do Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, Comandante da EPCAR, acompanhado de sua esposa, Senhora Adriana Bellintani, voluntária do PROFESP, militares da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ) e, contando com a presença de alunos do 2º Esquadrão do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR), ocorreu o plantio de 105 mudas de árvores – todas espécies nativas da região – nas dependências da EPCAR, para comemorar o “Dia da Árvore” em 21 de setembro, com o apoio do Instituto Federal de Barbacena (IF) e a orientação do Engenheiro Agrônomo Sr. Paulo Sérvulo, do Sr. Jaime Luciano, Gestor Ambiental e da estudante de Gestão Ambiental Nádia Cristina.

As crianças entenderam a necessidade de preservar nossas matas e reservas ecológicas para a garantia de um ar saudável. “As queimadas prejudicam a nossa saúde e expõem a vida dos animais.” “Gostei muito dos brinquedos reciclados e de plantar uma árvore, pois ela ajuda as pessoas a respirarem melhor.”, ressaltaram as crianças beneficiadas pelo Programa, Jéssica do Nascimento e Danilo Cristóvão, respectivamente.

Finalizando as atividades, o Grupo Brasil Verde conduziu as crianças numa caminhada ecológica pelo interior da GUARNAE-BQ, enfatizando que a educação ambiental deve ser praticada no exercício diário de compartilhamento de conhecimentos, experiências e vivências a serem levadas para a vida pessoal, profissional e nos ambientes de convivência.

 

Fonte: PROFESP EPCAR, por Coronel Monteiro.
Revisão: Adriana Bellintani
Fotos: Sgt Domingos/Equipe PROFESP
 
 
 
Fim do conteúdo da página