Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > ES-BQ realiza 2° Simpósio de Saúde
Início do conteúdo da página

Evento contou com a participação do efetivo do Esquadrão de Saúde de Barbacena e de estudantes e profissionais da área da saúde de Barbacena (MG) e região

O Esquadrão de Saúde de Barbacena (ES-BQ) realizou, nesta quinta-feira (19/09), no auditório da Faculdade de Medicina de Barbacena (FAME), o 2º Simpósio de Saúde. O evento é uma promoção do Centro de Estudos do Esquadrão e tem como objetivo promover o intercâmbio de conhecimento e o aperfeiçoamento técnico-científico dos profissionais da área da saúde de Barbacena (MG) e região. O simpósio foi prestigiado por autoridades militares da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ), pelo Diretor da FAME, professor Marco Aurélio Bernardes de Carvalho, além de autoridades do município e profissionais e estudantes da área de saúde das instituições de ensino da cidade e região.

Cerca de 350 participantes puderam acompanhar palestras e debates que trouxeram temas relacionados a saúde, como morte súbita, medicina da família e síndrome pluri metabólica. Após o canto do Hino Nacional Brasileiro e os discursos de abertura, a palestra inicial foi proferida pela Coronel Médica Ana Paola Brasil Medeiros, Diretora do Instituto de Medicina Aeroespacial Brigadeiro Médico Roberto Teixeira (IMAE), que apresentou aos presentes a história, a atuação e a perspectiva de futuro para o Instituto que desenvolve o ensino, a pesquisa, o aperfeiçoamento, o treinamento e a instrução de Medicina Aeroespacial no Comando da Aeronáutica (COMAER). O evento também propiciou uma oportunidade de interação entre profissionais de saúde militares e civis, de instituições distintas e que, a cada intervalo, trocaram experiências sobre suas atuações nas mais diversas áreas.

Acadêmica da FAME, a jovem Rafaela Scalia Fernandes se disse surpresa com o simpósio, afirmando que os conhecimentos compartilhados durante as palestras serão de grande valia para o processo de formação em seu curso. “Nunca havia participado de um simpósio de saúde com esta formatação, mesclando participantes civis e militares. O evento me surpreendeu de forma extremamente positiva, pois, atualizados, os temas abordados, aliados à junção das diferentes áreas da prática de saúde, nos apresentaram um resultado positivo. Nos engrandecemos no processo de formação como médicos e também como seres humanos. Agradeço ao Esquadrão de Saúde de Barbacena e à FAME por esta oportunidade única de aprendizado”, descreveu a estudante, que cursa o 9º período do curso de Medicina.

A palestra de encerramento foi proferida pela Professora e Doutora em Saúde, Danielle Guedes Andrade Ezequiel, com um tema bastante atrativo e que trouxe grande envolvimento do público assistente. A profissional também foi palestrante na primeira edição do simpósio, abordando o tema obesidade e, neste ano, aprofundou o assunto abordado, associando-o à síndrome metabólica com foco na doença epática gordurosa não alcoólica. A médica destacou a valorização da saúde através da difusão e trocas de conhecimentos nas mais diversas áreas e com profissionais atuantes em diferentes esferas para atendimento a seus respectivos usuários. “A importância deste simpósio se destaca na integração da comunidade acadêmica, seja ela civil ou militar, na troca de conhecimentos e experiências, trazendo reflexões e sugestões para uma melhor qualidade no atendimento aos pacientes, sejam usuários do sistema de saúde dda Aeronáutica ou de Barbacena e região”, enalteceu a palestrante, que durante oito anos atuou no Hospital Geral do Exército, em Juiz de Fora (MG), como tenente médica endocrinologista.

Em seu discurso, no encerramento do simpósio, a Comandante do ES-BQ, Tenente-Coronel Médica Jacqueline Leite Frade agradeceu a presença e a participação de todos, ratificando que o simpósio é fruto da dedicação e do comprometimento dos envolvidos, desde os militares que se empenham na organização a todos os palestrantes que trouxeram temas que muito contribuirão na formação e na difusão do conhecimento. “Agradeço ao efetivo das unidades que compõe a Guarnição de Aeronáutica de Barbacena por todo apoio a nós desprendido. Agradeço aos nossos apoiadores, colaboradores e a todos os participantes que, assistentes, foram comprometidos com o aprimoramento técnico-profissional e são a razão deste simpósio. Como profissionais de saúde da Aeronáutica, temos o compromisso com o aprendizado contínuo e com o exercício das boas práticas para o usuário do Sistema de Saúde. Hoje o ES-BQ está fortalecido”, discursou a oficial.

Junto aos participantes, a organização realizou uma campanha para recolhimento de litros de leite e que, posteriormente, serão doados ao Lar das Velhinhas, instituição filantrópica sediada no município e que presta atendimento à cerca de 30 idosas através de acompanhamento médico, odontológico, nutricional e o desenvolvimento de atividades culturais e oficinas de artesanato para socialização das residentes.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sgt Júlio Fonseca
Fotos: Sgt Domingos
 

Fim do conteúdo da página