Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Notícias da EPCAR > Novos itens são doados para a Sala Histórica
Início do conteúdo da página

Mais um integrante da turma pioneira de 1949 esteve na EPCAR para fazer a doação de objetos e documentos que serão incorporados ao acervo da Sala Histórica Prof. Fernando Victor


Na tarde desta quinta-feira (12/09), o Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, recebeu, em seu gabinete, mais um integrante da turma pioneira de 1949 para tratar sobre a doação de objetos e documentos para serem integrados ao acervo da Sala Histórica Professor Fernando Victor. Oficial coordenador do encontro da turma de 1949, que ocorreu em maio deste ano durante as comemorações dos 70 anos da EPCAR, o Tenente-Coronel de Infantaria João Francisco da Silva Júnior também acompanhou a visita. O responsável por esta doação foi o aluno veterano 49/074 Walkyrio Marques Corrêa, que, acompanhado por sua esposa e pela senhora Adriana Iop Bellintani, esposa do Comandante da Escola, repetiu o feito do seu companheiro de turma, aluno 49/152 Renô Queiroz Fabiano Alves, ao doar itens para a valorização do arquivo histórico da Escola.

Setenta anos após o seu ingresso na EPCAR e com muita lucidez, o agora Coronel reformado Corrêa, formou-se na Academia da Força Aérea (AFA) como intendente e é considerado pelos demais integrantes da turma como um dos que possuem o maior acervo de recordações da época, sendo inclusive, chamado de o “guardião de memória”. Sempre sorridente e irreverente, o aluno veterano contou várias histórias, a medida que apresentava os materiais que trouxe para serem doados. “Sonhávamos com a criação de um memorial e um espaço para contar a história da EPCAR e fui surpreendido, nas comemorações dos 70 anos da Escola, com a inauguração desta sala. Foi um grande sonho poder ceder todo este meu material que será incorporado aos da turma para a valorização da história da Escola”, declarou. Durante a visita, o Coronel Corrêa pode relembrar espaços físicos por onde passou e percebeu as mudanças físicas que as instalações foram submetidas no decorrer dos anos. Aos atuais alunos do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR), o integrante da turma pioneira faz votos de que continuem a se dedicar aos estudos, valorizando e continuando a construir a linda história que a EPCAR possui. “Desejo aos alunos atuais que façam de cada dia uma eternidade de amor. É um lema que carrego e a vida é cheia de sobressaltos, mas temos que tomar atitudes que a mantenham no caminho certo, assim como os pilotos fazem com os aviões, sempre seguindo o trajeto correto, apesar de algumas turbulências”, concluiu.

O Comandante da EPCAR agradeceu à visita do aluno Corrêa, oportunizando o momento para aprofundar seus conhecimentos sobre fatos ocorridos na história da Nascente do Poder Aéreo e, nostalgicamente, também fazendo um comparativo entre os costumes e tradições dos alunos de 1949 e os de 1984, quando também ingressou nesta Escola como aluno. “O simples fato de recebermos um aluno pioneiro em nossa Escola já é motivo de muita alegria para todos nós. Suas histórias e experiências são sempre incorporadas para que possamos continuar conduzindo os destinos da EPCAR para o cumprimento de sua missão. E, ao doar objetos e documentos históricos para nosso acervo, o Coronel Corrêa, mais uma vez, demonstra todo o seu carinho para com a Escola, além de contribuir para o enriquecimento da perpetuação da memória desta importante unidade do Comando da Aeronáutica”, destacou.

Sob a coordenação da historiadora Adriana Bellintani, os materiais apresentados agora serão escaneados e seus originais restituídos ao aluno veterano. Por intermédio da reunião das fotos, objetos e documentos, que integrarão o acervo da Sala Histórica, os fatos que se buscam narrar para as gerações futuras, se tornam ainda mais reais e enriquecidos, fazendo com que se confirme a solidez da história construída pela Escola na cidade de Barbacena (MG).

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sgt Júlio Fonseca
Fotos: Sgt Domingos

 

 

 

Fim do conteúdo da página