Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Notícias da EPCAR > GUARNAE celebra Dia da Intendência
Início do conteúdo da página

Canto da canção da Intendência, ordem do dia e desfile militar foram destaques na solenidade militar que celebra a data e homenageia os profissionais intendentes

 

Na manhã desta sexta-feira (23/08) foi realizada, na Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ), a cerimônia militar alusiva ao Dia da Intendência da Aeronáutica. Presidida pelo Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, a cerimônia contou com o canto da canção da Intendência e com a leitura da ordem do dia do Diretor de Administração da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Intendente Carlos Alberto Dias Martins, leitura esta realizada pelo Chefe do Grupamento de Apoio de Barbacena (GAP-BQ), Tenente-Coronel Intendente Ronald José Pinto. A data é celebrada em todas as organizações militares do Comando da Aeronáutica (COMAER) sendo que, em 2019, marca os 74 anos de criação do Serviço de Intendência.

“A intendência é absolutamente fundamental para a missão fim da Força Aérea Brasileira (FAB). Quando falamos em manter a soberania do espaço aéreo, de integração do território nacional, tudo isto só é possível graças a esta estrutura de apoio e de suporte para o cumprimento da missão. Então, os nossos parabéns a todos os intendentes, ativos e inativos, que construíram e continuam a construir esta história tão bonita de apoio e agregação, para que juntos possamos cumprir nossa missão magna enquanto integrantes da FAB”, disse o Brigadeiro Bellintani, enquanto cumprimentava os profissionais da intendência que estiveram presentes.

A ordem do dia do Diretor de Administração da Aeronáutica destacou os avanços da intendência nestas mais de sete décadas, enaltecendo iniciativas, modernizações e a atuação de seus profissionais. Coube ao Chefe do GAP-BQ a leitura da mesma e, após a solenidade, o Tenente-Coronel Ronald destacou o trabalho da intendência na Guarnição de Barbacena para que se cumpra a missão de formar os futuros cadetes da Aeronáutica. “A atuação da intendência na Nascente do Poder Aéreo é apoiar os homens e mulheres que preparam o futuro da FAB. Nossos alunos hoje são meninos e, daqui a alguns anos, serão os oficiais-generais que comandarão nossa instituição. Creio que esta seja nossa atividade principal”, afirmou, frisando que o GAP-BQ está trabalhando intensamente para que a missão da EPCAR seja cumprida, especialmente no atual momento onde as instalações da Escola tem recebido várias adequações e modernizações. “Destaco (o trabalho do GAP) porque temos o compromisso de fazer bem-feito e implantamos em nosso efetivo essa ideia de estarmos alinhados com os objetivos da Escola e ela está se modernizando. São obras e adequações visando uma melhor estrutura para os alunos que estudam aqui e devemos participar de maneira tal para que estas obras sejam um legado para as futuras gerações”, concluiu.

Durante a solenidade, além da leitura da ordem do dia, foi cantada a Canção da Intendência e ocorreu o desfile militar com a presença de todo o efetivo da Guarnição, sendo prestigiado por autoridades e convidados da cidade de Barbacena.

Já na manhã de ontem (22/08), o efetivo do Grupamento de Apoio de Barbacena participou de um evento no Auditório Brigadeiro Gomes, onde ocorreu o lançamento da Canção do GAP-BQ. Na oportunidade, os militares compositores foram agraciados e, além de cantarem a nova canção, os presentes ainda foram brindados com uma apresentação da Banda de Música da EPCAR, finalizando com uma confraternização no Clube dos Suboficiais e Sargentos da Aeronáutica de Barbacena.


Dia da Intendência

A atividade de intendência é tão antiga quanto a instituição. Com a criação do Ministério da Aeronáutica, em 20 de janeiro de 1941, foi constituída uma comissão de orçamento e, ao mesmo tempo, foi criado um órgão para gerir os serviços de contabilidade e fazenda, orçamento, distribuição de verbas e créditos, além das tomadas de contas e pagamento em geral. Com a criação do Serviço de Fazenda da Aeronáutica, que contava com militares da Marinha e do Exército, foi criado o quadro de oficiais intendentes.

No contexto da Segunda Guerra, a atividade de intendência cresceu e reorganizou-se na instituição. Foram formados os primeiros profissionais na Escola de Intendência do Exército e nasceu o curso de oficiais intendentes na Escola de Aeronáutica, no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro. Finalmente, em 23 de agosto de 1945, pelo Decreto-Lei nº 7.892, foi constituído oficialmente o Serviço de Intendência da Aeronáutica – a data é celebrada até hoje como o Dia da Intendência.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sgt Júlio Fonseca
Fotos: Sgt Leopoldo

 

Fim do conteúdo da página