Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > Homenagens e despedidas marcam solenidades militares
Início do conteúdo da página

Em dois momentos, a Nascente do Poder Aéreo promoveu homenagens a militares promovidos, apresentação de militares recém-transferidos e despedidas

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG), viveu momentos distintos de emoção em duas solenidades militares que foram realizadas nesta sexta-feira (09/08). Na parte da manhã, durante a cerimônia militar semanal da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ), militares que recentemente foram transferidos às unidades da GUARNAE-BQ foram apresentados, os graduados promovidos no último dia 01° de agosto foram homenageados e ocorreu a despedida do Suboficial Joel Evangelista Santoro, transferido para a reserva remunerada. Já durante a Parada Diária do Corpo de Alunos da EPCAR, homenagens foram prestadas aos professores Ana Maria de Freitas, Xisto Vicente Barbosa e Márcia Valéria Bianchetti, que se aposentaram e se despediram das atividades do magistério.

Com quase 32 anos de serviços dedicados à Força Aérea Brasileira (FAB), o SO Santoro retornou recentemente de uma missão na Bolívia, onde atuou como adido militar naquele país e, fez questão de frisar que se despede com o sentimento do dever cumprido e grato a todos os momentos vividos durante o período no serviço ativo. “Fico lisonjeado por estar aqui neste momento. Dediquei-me integralmente para corresponder todas as expectativas depositadas em meu trabalho e agradeço a confiança de cada um dos militares e servidores que partilharam comigo durante estes mais de 30 anos de carreira. Foram momentos inesquecíveis. Me sinto uma pessoa realizada e agora pretendo dedicar todo o meu tempo disponível à minha família”, concluiu.

Na solenidade militar com a presença do efetivo administrativo da GUARNAE-BQ, além da despedida do SO Santoro, ainda foram prestadas homenagens aos graduados recém-promovidos, no último dia 01° de agosto e à equipe do Esquadrão de Segurança e Defesa de Barbacena (ESD-BQ), vencedora do último torneio de futebol realizado entre os integrantes dos efetivos da EPCAR, Grupamento de Apoio de Barbacena (GAP-BQ), Esquadrão de Saúde de Barbacena (ES-BQ) e Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Barbacena (DTCEA-BQ). Ainda, foram apresentados cinco militares procedentes de outras unidades da FAB e que agora passam a integrar o efetivo de suas respectivas unidades, sediadas em Barbacena. Um dos promovidos, o agora Primeiro Sargento Rafael da Silva Queiroz declarou que se sente honrado com a promoção e com o reconhecimento profissional pelo trabalho dedicado a instituição. “Vejo a promoção como um reconhecimento da FAB pelos bons serviços prestados, através do trabalho, da dedicação e do esforço que é dispensado por cada militar na consecução dos seus trabalhos nos diversos setores em que atuam”, afirmou.

Diariamente, os alunos do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) participam da Parada Diária. Este é o momento onde há a passagem de serviço da equipe que continuará os trabalhos de rotina do Corpo de Alunos (CA). Todavia, nesta sexta-feira, a solenidade foi incrementada com um momento muito marcante e que emocionou a todos os participantes: a despedida de três professores que se aposentam e deixam o convívio das salas de aula. Com a presença dos efetivos do Corpo de Alunos e da Divisão de Ensino (DE), incluindo docentes que foram companheiros de profissão dos homenageados, foram prestadas homenagens aos professores Ana Maria, Xisto e Márcia Valéria. Os agraciados ainda foram surpreendidos com um “corredor de aplausos”, preparado pelos alunos após a solenidade militar e que se estendeu em todo o trajeto entre o Pátio de Formaturas até o refeitório, onde foi oferecido um almoço aos presentes.

“Me despeço da Escola de uma maneira muito grandiosa. Escrevi aqui uma história muito bonita. Atuei durante 22 anos nesta Instituição e sempre me emocionei com as solenidades militares em que participava e, hoje, como última participação na condição de professora da EPCAR, foi ainda mais emocionante. E, pra finalizar, este corredor de palmas executado pelos alunos, saudando e aplaudindo a mim e meus companheiros, foi algo que me dá a certeza de que desempenhei um bom trabalho e contribuí para a formação dos oficiais da Aeronáutica. Parabéns, EPCAR!”, disse, emocionada, a professora Ana Maria.

O Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, presidiu as duas solenidades militares e, em ambas, durante seu discurso, fez questão de destacar as variantes que são vividas na vida pessoal de cada militar ou servidor e, também, das organizações. “Hoje vivemos vários momentos distintos em nossas solenidades. Foram homenagens por progressão funcional, aos nossos graduados promovidos, apresentação de militares que passam a integrar nosso efetivo e passarão a compartilhar do nosso convívio diário e as despedidas do SO Santoro e de nossos professores. No espírito mineiro onde o se diz que o mesmo ”trem da chegada é o trem da partida”, saudamos os militares apresentados e nossos profundos agradecimentos àqueles que se despedem de nós e que levem a certeza do trabalho incansável e da missão cumprida. Desejo muito sucesso a todos e que sejam muito felizes com suas respectivas famílias”, discursou.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sgt Júlio Fonseca
Fotos: Sgt Domingos / Sgt Valentim
 
Fim do conteúdo da página