Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > Centro de Desenvolvimento do Caráter Militar realiza o XVI Seminário CDCM
Início do conteúdo da página

Com o tema “Servir por ideal”, foram realizadas palestras e apresentação de filme


A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG), através do Centro de Desenvolvimento do Caráter Militar (CDCM), realizou na última segunda-feira (05/08), o XVI Seminário CDCM, no auditório Brigadeiro Eduardo Gomes. O evento teve como tema “Servir por ideal” e contou com a participação dos alunos dos três esquadrões do Corpo de Alunos da Escola e militares do efetivo da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ).

As atividades ocorreram durante todo o dia e foram realizadas em dois momentos: no período matutino, foi exibido o filme “Colheita Amarga – o Holodomor” e uma breve apresentação do vice-presidente do CDCM, Tenente Coronel reformado Paulo Eduardo Martins. À tarde, foram realizadas a palestra com o presidente da Associação Brasileira de Pilotos de Caça (ABRA-PC), Brigadeiro do Ar reformado Teomar Fonseca Quírico, e também, a explanação de oficiais aviadores integrantes dos esquadrões aéreos da ALA 5, sediados em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Dentre as várias funções exercidas em seu período de serviço ativo, o Brigadeiro Quírico foi o presidente da comissão de implantação do Projeto do Sistema de Vigilância da Amazônia (CCSIVAM) e, durante a palestra, apresentou aos presentes algumas de suas experiências como piloto de caça e explanou sobre a participação do 1º Grupo de Aviação de Caça (1° GAvCa) na 2ª Guerra Mundial. “Quando um país entra em estado de guerra, não são apenas os militares que assumem esta condição. É toda uma nação! Nossos heróis da aviação de caça foram fundamentais para a busca da paz e juntos a toda uma equipe que lhes davam um suporte seguro, cumpriram missões e elevaram o nome de nosso país. Este feito está marcado para sempre na história!”, destacou, enquanto palestrava e apresentava dados e informações sobre a atuação dos militares brasileiros na Itália.

Após a apresentação do Presidente da ABRA-PC, foi a vez dos oficiais do Esquadrão Onça (1°/15° GAV), Esquadrão Pelicano (2°/10° GAV), Esquadrão Flecha (3°/3° GAV), apresentarem ao efetivo presente no auditório, suas atuações, suas missões e a importância da existência de cada esquadrão dentro do organograma da Força Aérea Brasileira (FAB) para a manutenção da soberania do espaço aéreo brasileiro.

O aluno líder do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR), Adenilso Marcos Rosalem Junior, do Esquadrão Pastor, fez os agradecimentos em nome dos demais e enfatizou que as experiências apresentadas pelos palestrantes são motivadoras para que continuem dedicados no processo de formação para serem oficiais comprometidos com a missão institucional da FAB. “Nos sentimos privilegiados por compartilhar estes momentos e acompanharmos histórias que confirmam a escolha certa que nos propusemos aos ingressarmos nas fileiras da Aeronáutica. Cada um dos oficiais que hoje se dedicaram a compartilhar suas histórias e experiências, passam a ser exemplos para nós. Almejamos uma carreira coroada de êxito, como a deles”, disse, em suas palavras de agradecimento.

As comitivas da ABRA-PC, que também contou com a presença do Major-Brigadeiro Jorge Cruz de Souza e Mello, e de oficiais da ALA 5, puderam acompanhar a parada diária e a passagem de serviço de aluno de dia ao Corpo de Alunos da Nascente do Poder Aéreo, como é conhecida a EPCAR, onde cada esquadrão da Escola entoou seu grito de guerra em homenagem aos visitantes e realizaram o tradicional desfile militar.

 

CENTRO DE DESENVOLVIMENTO DO CARÁTER MILITAR (CDCM)

O Centro de Desenvolvimento do Caráter Militar (CDCM) foi instituído em 18 de setembro do ano de 2000, pelo então Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Washington Carlos de Campos Machado, por intermédio da Portaria nº 17/CMDO.

Atualmente o CDCM, integrado com os valores fundamentais da instituição, também abriga a Comissão do Programa de Formação e Fortalecimento de Valores (PFV), instituído pelo Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER).

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sgt Domingos
Fotos: Sgt Leopoldo
 
 
Fim do conteúdo da página