Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > EPCAR forma mais uma turma no CPE
Início do conteúdo da página

Participantes receberam instruções práticas e teóricas de técnicas para apresentação oral e ministração de instruções

Na manhã desta quinta-feira (18/07), foi realizada a solenidade militar de conclusão do Curso de Prática de Ensino (CPE), na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG). Ao total, 18 militares concluíram o curso e agora encontram-se aptos para ministrarem instruções em suas respectivas instituições. O CPE 2019 contou com a participação de militares da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ), Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). A cerimônia de conclusão e entrega de certificados foi presidida pelo Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani e contou com a presença dos comandantes e chefes das unidades que compõe a GUARNAE-BQ.

A EPCAR é uma das instituições de ensino credenciadas pela Portaria DEPENS n° 250/DE-1, de 15 de dezembro de 2004, a ministrar o curso, que objetiva oferecer aos instruendos os conhecimentos e as habilidades necessários para o exercício eventual da docência, de modo que as instruções sejam realizadas sob os princípios básicos da didática de ensino.

Capitão da Polícia Militar, o concludente Paulo Roberto Rodrigues da Silva é Comandante da 194ª Companhia de Ensino e Treinamento da 13ª Região de Polícia Militar (13ª RPM), sendo esta responsável pela formação dos sargentos e soldados da região, além de realizar os treinamentos junto ao seu efetivo. O Capitão Rodrigues afirmou que os conhecimentos foram de grande valia e que serão aplicados em sua unidade de atuação. “Este curso nos enriquece e burila alguma habilidade já existente em cada aluno, agregando valores que são inerentes à atividade de ensino, nos capacitando a dominar conteúdos. O planejamento foi amplamente debatido e fico com a certeza de que este ensinamento é fundamental para a decisão sobre quais disciplinas deverão ser ministradas em seus respectivos cursos. Em nome da Polícia Militar gostaria de agradecer a oportunidade por participar deste curso”, concluiu.

A tenente Kênya Costa Rodrigues da Silva é enfermeira no ES-BQ e, em seu discurso como oradora da turma, destacou a qualidade dos instrutores, ratificando que a turma conclui o curso com plena convicção de que os conhecimentos adquiridos serão implementados juntos aos instruendos, resultando numa melhor formação em todos os cursos ministrados pela GUARNAE-BQ. “Estudamos e aprendemos sobre a importância do planejamento e técnicas de plataforma. Tivemos várias boas surpresas durante os exercícios de ambientações. Parabenizamos os envolvidos na organização e desenvolvimento do curso, assim como, ressalto o alto nível de excelência dos instrutores. Tenho certeza que seremos capazes de aplicar os ensinamentos aqui adquiridos”, destacou, em sua oratória.

Para o Brigadeiro Bellintani a capacitação de novos instrutores é fundamental para que a Escola cumpra sua missão institucional, elevando a qualidade do ensino e o nível de aprendizado dos alunos dos diversos cursos que são ministrados. “Agradeço aos instrutores e aos instruendos pela dedicação nestes dias intensos de muitas atividades. Ensinar e aprender são vertentes que fazem parte da nossa rotina, como organização militar de ensino e que traz frutos para todas as atividades que desenvolvemos ao longo do ano. Que os resultados deste curso seja um multiplicador durante a nossa rotina e que sigamos em busca da melhoria da qualidade do ensino, da instrução e da missão que exercemos”, discursou.

Durante a cerimônia de encerramento, foi cantado o Hino Nacional Brasileiro, os concludentes receberam certificados de conclusão de curso e foi apresentado um vídeo com imagens das instruções que foram ministradas entre os dias 12 e 18 de julho. O curso é de responsabilidade da Divisão de Ensino da EPCAR e conta com instrutores integrantes do efetivo da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena.

CURSO DE PRÁTICA DE ENSINO

O Curso de Prática de Ensino (CPE) possui seu currículo mínimo normatizado pela ICA 37-20/2018, abordando conteúdos relativos ao planejamento e à didática do ensino, com ênfase no planejamento de aula e no desempenho da prática docente (técnicas de apresentação) em sala de aula. Com esse embasamento didático-pedagógico espera-se que os participantes adquiram os conhecimentos e as habilidades necessários à preparação e ao desenvolvimento da instrução que lhes for atribuída e, sobretudo, que o exercício da atividade docente seja consciente e que aspectos importantes, como a postura em sala de aula, o respeito à tarefa de mediar a construção do conhecimento e o bom desempenho profissional sejam um incentivo para aqueles que buscam no CPE recursos para o seu aperfeiçoamento profissional e pessoal.

 
Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sgt Júlio Fonseca
Fotos: Sgt Valentim

 

 

Fim do conteúdo da página