Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Notícias da EPCAR > Turma Kairós conclui CFSd
Início do conteúdo da página

40 novos soldados fizeram juramento à Bandeira Nacional na solenidade militar que marcou a Conclusão do Curso de Formação de Soldados

Na manhã desta sexta-feira (12/07), a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) realizou a cerimônia militar de compromisso à Bandeira Nacional dos recrutas componentes da turma Kairós. Realizada no Pátio de Formaturas da Escola, a solenidade que marcou a conclusão do Curso de Formação de Soldados (CFSD), da 1ª turma de 2019, foi presidida pelo Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, contando com a participação de autoridades locais e familiares dos concludentes.

Durante os últimos quatro meses, os integrantes da Turma Kairós – nome da turma escolhido por seus integrantes, receberam instruções divididas em duas fases: adaptação e especialização. O período de adaptação, nas semanas iniciais, é destinado para que os instruendos se adaptem à conduta militar, bem como ao ambiente da caserna. O período de especialização é destinado à instrução básica, constituída de instruções cívicas, bélicas e de infantaria.

O soldado João Pedro Alexandrino Fernandes disse que um dos pontos mais perceptivos em todos os integrantes da turma foi a modelação do caráter e a personalidade de cada um. “Devemos agora manter a cabeça no lugar e nos dedicarmos para executarmos todos os conhecimentos que nos foram repassados. Queremos continuar crescendo dentro do militarismo. Nossa responsabilidade é outra desde o dia em que entramos aqui pela primeira vez, pois nosso caráter e nossa personalidade foram lapidados. Se eu pudesse, faria o curso novamente”, destacou.

A formação do soldado é de fundamental importância para que as instituições possam cumprir as missões pertinentes à Força Aérea Brasileira (FAB). Sendo assim, durante os últimos quatro meses, preparamos estes soldados para que eles atuem nos diversos setores, seja nos serviços de guarda e segurança ou atividades administrativas. Incutimos neles os nossos valores basilares e, afirmamos que eles estão preparados para atuar conforme a situação exigir”, afirmou o Tenente Especialista de Aeronáutica José Eduardo Ferreira Torres, Comandante da Companhia de Infantaria do Esquadrão de Segurança e Defesa de Barbacena (ESD-BQ).

Para Ademir Barbosa da Costa, pai do soldado Igor Júnior de Paula Costa, o amadurecimento do filho nestes últimos meses foi algo que ele destaca como positivo.Percebi que meu filho teve um amadurecimento e um desenvolvimento de valores muito significativo, como disciplina, responsabilidade e honestidade. Hoje ele apresenta uma força de vontade muito grande para se realizar em sua vida pessoal e profissional. Agradeço muito a EPCAR. Estou orgulhoso demais. Muito feliz!”, concluiu, emocionado.

O Comandante da EPCAR, enalteceu a necessidade de que os novos soldados honrem a farda e o compromisso assumido, mantendo-se firmes na postura ensinada durante o exigente curso de formação. “O compromisso assumido perante a Bandeira Nacional, perante a tropa e perante seus familiares e amigos representa muito além do que simples ritual simbólico, significa uma postura patriótica de voluntarismo e abnegação, na qual os interesses nacionais se sobrepõem às vontades pessoais”, afirmou o Brigadeiro Bellintani, em seu discurso direcionado aos concludentes.

O encerramento da solenidade foi marcado pelo tradicional “grito de guerra” da turma, levando os presentes a exaustivos aplausos. Anteriormente, o público já havia se emocionado com o canto do Hino Nacional, com o desfile dos soldados em continência à Bandeira do Brasil e, também, com o desfile da Guarda de Honra da Nascente do Poder Aéreo.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sgt Júlio Fonseca
Fotos: Sgt Leopoldo
 
 

 

Fim do conteúdo da página