Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Notícias da EPCAR > Em preparação para NAE, alunos da EPCAR participam de competições esportivas
Início do conteúdo da página

Equipes de basquete, natação, atletismo e triatlo militar participaram de torneios esportivos, visando a preparação para a competição mais importante do calendário esportivo das escolas militares das Forças Armadas


O final de semana foi marcado por competições esportivas entre os atletas da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG) e entre os alunos da Escola de Sargentos das Armas (ESA), que fica na cidade mineira de Três Corações. Ao todo, cerca de 100 alunos-atletas participaram de competições nas modalidades de basquete, realizada na sede da ESA, e natação, triatlo militar e atletismo, sendo estas, realizadas nas dependências esportivas da EPCAR. As disputas ocorreram nos dias 06 e 07 de julho.

Em preparação para seu objetivo maior, que é a NAE - competição esportiva entre os alunos da EPCAR, da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) e Colégio Naval (CN), os alunos da Nascente do Poder Aéreo, como é conhecida a EPCAR, se destacaram ao conseguir expressivas vitórias. O basquete sagrou-se campeão do torneio ao vencer a equipe da ESA, em uma partida emocionante, conseguindo a diferença necessária no placar: 66 a 56. Destaque para o aluno Caio Alves Lima Teixeira, da EPCAR, que marcou 30 pontos, sendo preciso ao acertar 6 arremessos da marca de 3 pontos. Já no atletismo, os alunos da EPCAR conquistaram o total de 21 medalhas, sendo 7 de ouro, 7 de prata e 7 de bronze, além da obtenção de marcas individuais que credenciam os atletas a competirem em condições de igualdade com as demais escolas militares. Na natação, mesmo com um frio local de aproximadamente 8° C, a dedicação dos competidores transformou as águas da piscina do Ginásio Charles Astor em um belo cenário de disputas acirradas nas várias provas que foram competidas, seja na categoria masculino ou feminino. As competições femininas foram realizadas contando somente com a presença de alunas da EPCAR. No final, os alunos epcarianos ficaram com 6 medalhas de ouro, 6 de prata e 5 de bronze, nas nove provas disputadas entre EPCAR e ESA.

Professora de educação física e técnica da equipe de basquete, Fabrícia Geralda Ferreira disse estar muito satisfeita com o desenvolvimento e o desempenho de sua equipe, acreditando que chegarão para a edição de 2019 da NAE com excelentes condições de serem os campeões da modalidade. “O planejamento vem sendo executado há um bom tempo e estamos colhendo frutos de um trabalho sério e dedicado. Esta competição, contando com uma equipe adversária muito forte e que exigiu muita concentração e aplicação tática de nossa equipe, mostra que estamos no caminho certo. Esta vitória nos mantém motivados e focados para alcançar nosso maior objetivo que é vencer a NAE”, destacou.

O Tenente Fernando Maciel Fernandino é um dos idealizadores do Troféu de atletismo Walter de Oliveira, criado em 2007, competição organizada e realizada na EPCAR e que é uma homenagem ao professor que se apresentou como sargento na Escola, em 1950 e dedicou mais de 20 anos de sua profissão à modalidade. O professor faleceu em março de 2008, seis meses após a primeira edição do torneio. Atualmente como técnico das provas de velocidade (100m, 200m, 400m e revezamentos 4x100m e 4x400m), salto em altura e salto em distância, do atletismo, o Tenente Fernandino destacou que o nível dos alunos do Exército Brasileiro (EB) contribuiu sobremaneira para o elevado nível de competitividade entre os participantes, exigindo dos atletas muita concentração para que obtivessem marcas e tempos classificatórios para o pódio. “As competições preparatórias são essenciais no treinamento dos atletas, pois podemos aferir a performance real naquele momento e verificar se o plano de treinamento está atingindo a meta específica durante um determinado prazo. As marcas atingidas pelos atletas são a melhor forma de mensurar se o treinamento está no caminho certo e, competições deste nível, oportunizam aos alunos testar seus limites e ter uma ideia real acerca de sua performance, colocando em prática, numa competição, sua preparação física e psicológica”, concluiu o treinador, que é heptacampeão consecutivo da NAE, na modalidade.

“Os alunos da ESA apresentam um padrão muito elevado em suas práticas esportivas e competimos com eles em níveis de igualdade. Assim, cada prova foi importante para verificarmos se nossos treinamentos estão apresentando os resultados desejados. Pelas conquistas, tivemos a certeza de que estamos no caminho certo para chegarmos em condições de competir com os alunos da EsPCEx e CN, durante a NAE e, sendo meu último ano como aluno da EPCAR, desejo ter os meus melhores resultados”, afirmou o aluno Paulo José Duque da Silva, que cursa o 3° ano do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) e foi um dos destaques durante a Copa Rei de Natação e Triatlo Militar, conquistando dois ouros e uma prata. A competição homenageia o professor Delmo Maria da Silva, treinador de natação da EPCAR durante 40 anos. Prestes a completar 90 anos de idade, no final do ano, o “Rei”, como é conhecido o professor Delmo, esteve presente e prestigiou a competição.

Os alunos da EPCAR retomam, nesta semana, a rotina de treinamentos, focados para a disputada da NAE, que será realizada no final do mês de agosto, em Angra dos Reis (RJ), no Colégio Naval.

 
Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sgt Júlio Fonseca
Fotos: Aluno Cardozo / Aluna Diana / Simone Lopes
 
 
Fim do conteúdo da página