Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > ES-BQ conclui estágio de acadêmicos e estudantes da área da saúde
Início do conteúdo da página

Ao total, 135 estudantes concluíram o estágio, sendo acadêmicos de medicina e estudantes de cursos técnicos em enfermagem

 

Na manhã de terça-feira (25/05), o Esquadrão de Saúde de Barbacena (ES-BQ) realizou, no Auditório Brigadeiro Eduardo Gomes, a cerimônia de conclusão dos estágios firmados entre o ES-BQ e a Faculdade de Medicina de Barbacena, o Colégio Conexão e Escola Senac, ambos sediados em Barbacena (MG). Os estágios foram aplicados dentro da grade curricular obrigatória de cada formação e, desde o dia 08 de março, os estudantes atuaram nos diversos atendimentos realizados aos beneficiários do Sistema de Saúde da Aeronáutica que são oferecidos pelo Hospital, inclusive nos vários projetos que são desenvolvidos em eventos, programas de promoção da saúde e atividades da Seção de Medicina Preventiva. Na oportunidade, foram homenageados os personagens responsáveis pela implantação dos convênios.

Para a Comandante do Esquadrão de Saúde de Barbacena, Tenente Coronel Médica Jacqueline Leite Frade, a presença dos estagiários promoveu aos usuários a oportunidade de estar ao lado de uma nova geração de profissionais de saúde acolhedores, com foco no atendimento humanizado. “Hoje estamos aqui para celebrar um ciclo de formação vitorioso e significativo para todos nós. Meses atrás iniciamos uma parceria acadêmica de suma importância, onde a equipe multidisciplinar do ES-BQ recebeu nossos estagiários com muita alegria, na certeza de que a trajetória seria profícua e rica em trocas. Da Força Aérea, os estagiários receberam aprendizados além do atendimento curativo aos pacientes. Receberam ensinamentos para toda a vida através dos valores militares como disciplina, hierarquia, zelo pela apresentação pessoal, respeito e cuidados com o outro. Em nome do ES-BQ, agradeço às nossas instituições conveniadas por nos apresentarem alunos dedicados, dinâmicos e comprometidos com a eficiência”, discursou durante a solenidade.

Rúbia Aparecida de Oliveira Santos, de 29 anos, é estudante do módulo 3 do curso de técnico em enfermagem do Colégio Conexão e afirmou que obteve aprendizados além daqueles previstos na grade curricular de seu curso, enaltecendo a conduta adotada pelos militares do Esquadrão de Saúde. Um dos pontos de destaque no estágio, para mim, foi a coleta de sangue, porque esta atuação não é foco específico da nossa formação, sendo mais explorada no curso de análises clínicas. Foi uma experiência que engrandeceu minha formação e me capacitou para uma melhor atuação junto aos pacientes. Quanto aos profissionais militares, percebi que a postura dos mesmos foi algo que despertou minha atenção, tanto na atuação profissional propriamente dita quanto no atendimento aos pacientes e suas condutas”, destacou.

Durante a cerimônia de encerramento, o diretor da Faculdade de Medicina de Barbacena, Dr. Marco Aurélio Bernardes de Carvalho, foi um dos homenageados. Médico atuante na formação de futuros profissionais, ele foi o pioneiro na proposição para que esta parceria fosse colocada em prática. Também foram homenageados os diretores da Escola Senac, do Colégio Conexão e a historiadora Adriana Bellintani, esposa do Comandante da EPCAR e que foi proponente para que o convênio entre o ES-BQ e as instituições fosse firmado.

Para que os estagiários tivessem toda a estrutura e organização necessárias, foi criado o Núcleo de Ensino e Pesquisa do ES-BQ. Os convênios, aprovados pelo Hospital de Força Aérea do Galeão, instituição ao qual o Esquadrão de Saúde está diretamente subordinado, continuarão e novos acordos já estão sendo tratados para que sejam implantados no segundo semestre deste ano, havendo a expectativa de que os estágios se estendam para estudantes dos cursos técnicos em radiologia e graduação em nutrição.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sgt Júlio Fonseca
Fotos: Sgt Valentim / Sgt Domingos / Arquivo pessoal (Rúbia)
 
 
 

Fim do conteúdo da página