Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > Sábado Aéreo marca o fim das comemorações dos 70 anos da EPCAR
Início do conteúdo da página

Evento foi marcado por várias atrações aéreas e terrestres, incluindo a premiação do concurso de redação. Ponto alto do evento foi a apresentação da Esquadrilha da Fumaça


A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) completou, no último dia 21 de maio, 70 anos de atuação na formação do futuro cadete aviador da Força Aérea Brasileira (FAB). Durante sete décadas, a Escola já formou mais de 17 mil alunos no Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) e comemorou tão marcante data com vários eventos culturais, esportivos, sociais e militares. E, encerrando as comemorações, no último sábado (25/05), a EPCAR promoveu o “Sábado Aéreo”, no aeroporto Major-Brigadeiro do Ar Doorgal Borges, em Barbacena (MG), com várias atrações terrestres e áreas.

Estima-se que durante todo o dia mais de 15 mil pessoas passaram pelo local e puderam acompanhar as diversas atividades que foram proporcionadas aos visitantes, como salto dos paraquedistas da Equipe Falcões, da Força Aérea Brasileira (FAB), aeromodelismo, exposição de aeronaves e miniaturas de veículos, clube do voo virtual com a equipe de alunos do CPCAR, orientações médicas e odontológicas com militares do Esquadrão de Saúde de Barbacena (ES-BQ), apresentação da Banda de Música da EPCAR, praça de alimentação e a atração mais esperada do dia, a apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), popularmente conhecida como Esquadrilha da Fumaça.

Com apenas 7 anos, Pedro Arthur Ferreira Fonseca é filho do Sargento Júlio César Silva Fonseca, da EPCAR e, inspirado pelo pai, já é um apaixonado pela aviação e sonha um dia em realizar as mesmas acrobacias que os pilotos do EDA. “Quando crescer, quero ser um piloto da Esquadrilha da Fumaça, o número 7. Meu sonho é “ser” da Aeronáutica e fazer tudo o que eles fazem e pilotar este lindo avião com a bandeira do Brasil. Também seria feliz em ser o locutor da Esquadrilha da Fumaça, igual o papai é aqui na EPCAR”, disse, com os olhos fitos em cada movimento durante a apresentação.

O Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, Comandante da EPCAR, agradeceu a presença do público e de todo o efetivo da GUARNAE-BQ na realização do Sábado Aéreo e de todos os outros eventos comemorativos aos 70 anos da Nascente do Poder Aéreo, como carinhosamente é conhecida a EPCAR. “Agradeço ao efetivo da Guarnição de Barbacena por toda a dedicação e o envolvimento na preparação e execução de todos os eventos comemorativos, assim como a todos àqueles que nos apoiaram. Agradeço à cidade de Barbacena e aos barbacenenses pelo carinho e pela acolhida que nos são oferecidos desde o ano de 1949. Nossa querida EPCAR comemorou os seus 70 anos à altura de sua linda trajetória construída até os dias atuais”, concluiu.

Um momento muito aguardado por três alunos de escolas públicas de Barbacena, foi a premiação do concurso de redação, que teve como tema: “EPCAR: dê asas a seus sonhos!” Com mais de 500 redações inscritas, o certame foi aberto a alunos dos 6° e 7° anos do ensino fundamental da rede estadual e municipal. A grande campeã do concurso foi a jovem Maria Fernanda Reis Bispo, da Escola Estadual Amílcar Savassi, que ficou muito emocionada no momento do anúncio e, não contendo as lágrimas, pouco conseguia falar. “Estou muito feliz! Muito obrigada!”, disse, abraçando seus familiares juntamente aos representantes de sua escola. Também foram premiados o aluno Lucas Kaymã da Silva, da Escola Municipal Alberto Correa e Felipe Augusto Assis, da Escola Municipal Tony Marcos de Andrade. Os professores e diretores das escolas em que seus alunos foram vencedores também foram premiados.

“Foi lindo estar presente neste evento, com um ambiente muito familiar. As atrações fizeram com que todos os visitantes, em especial, nós, barbacenenses, tivéssemos um dia muito agradável. A apresentação da Esquadrilha da Fumaça, com a precisão de suas manobras, deixou seus rastros de fumaça e coloriu o céu de nossa cidade, emocionando e encantando nossos corações. Parabenizo a todos os envolvidos, todos os organizadores e à nossa Força Aérea Brasileira.” Este foi o depoimento da barbacenense Naiara Bissulle (à esquerda na foto), de 31 anos, externando seu contentamento em participar do evento junto a suas amigas, Lívia Portes e Olívia Costa.

Aberto ao público e com entrada franca, a organização do evento arrecadou junto aos presentes mais de 2 mil quilos de alimentos e cerca de 350 livros, que serão destinados a instituições filantrópicas da cidade.

Você pode visualizar mais imagens do evento, clicando aqui.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sgt Júlio Fonseca
Fotos: Sgt Valentim / Sgt Domingos / Al Aukar / arquivo pessoal (Naiara)

 

 

Fim do conteúdo da página