Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Notícias da EPCAR > EPCAR inicia competição esportiva
Início do conteúdo da página

Troféu Tenente Lima Mendes será disputada em 11 modalidades entre os alunos dos três esquadrões do Curso Preparatório de Cadetes do Ar

 

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (02/05) no Estádio Olímpico Walter de Oliveira, na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena (MG), a solenidade militar de abertura do 64° Troféu Tenente Lima Mendes, competição esportiva entre os três esquadrões do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR). A solenidade foi presidida pelo Comandante da Escola, Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, contando com a presença de todo o Corpo de Alunos da EPCAR, além de militares do efetivo da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ), familiares dos alunos e moradores da cidade.

Para esta edição de 2019, o Troféu Tenente Lima Mendes será disputado em 11 modalidades, como xadrez, tiro, judô, esgrima, orientação e atletismo, além de modalidades mais populares como futebol, voleibol, natação e basquetebol. Os alunos atletas também competirão uma modalidade exclusivamente praticada por militares, o triatlo militar. Haverá, ainda, três modalidades de participação: cabo de guerra, biatlo e corrida rústica.

Em seu discurso oficial de abertura, o Brigadeiro Bellintani destacou o Tenente Lima Mendes, homenageado que leva o nome do troféu, ressaltando que a atuação do militar em suas missões deve servir de exemplo e motivação aos alunos. “Muitas histórias já foram vivenciadas em nossos espaços esportivos. O objetivo não é apenas as marcas individuais ou as vitórias coletivas. Além destes, deve-se alicerçar a amizade, o respeito e o espírito de união do corpo de alunos da EPCAR. O juramento que foi feito deverá ser honrado até a última disputa, assim como, a memória do tenente Lima Mendes que nos empresta seu nome a esta competição. Tenho convicção de que esta edição transcorrerá dentro do mais puro espírito esportivo”, pontuou, declarando, oficialmente, a abertura do Troféu, logo na sequência.

Um dos nomes que também foi destacado pelo Comandante da EPCAR em seu discurso, o professor Delmo Maria da Silva, carinhosamente conhecido como “Rei”, esteve presente em mais uma solenidade de abertura do Troféu Lima Mendes e, mesmo próximo de completar 89 anos de idade, faz questão de estar presente nas provas de várias modalidades, especialmente na natação, modalidade em que foi professor da EPCAR entre os anos de 1952 e 1992. Na oportunidade, o professor, que é um dos nomes mais destacados do esporte da região, deixou uma mensagem aos alunos competidores. “Fico feliz em ver esta juventude praticando esporte. A EPCAR sempre se destacou com seus alunos em todas as competições em que disputa. O nível sempre foi alto”, finalizou.

“Sinto-me honrado e gratificado por liderar nesta solenidade e contribuir para a integração entre as turmas, pois vejo, desde quando era aluno do primeiro ano, que esta competição é o maior momento agregador entre os esquadrões”. Estas foram as palavras do aluno Adenilso Marcos Rosalém Júnior, líder do Corpo de Alunos da EPCAR e que foi o responsável por comandar os grupamentos de atletas e o juramento esportivo, durante a cerimônia militar. Nesta edição, o aluno Rosalém competirá na modalidade de xadrez e aproveitou para destacar o nível dos atletas participantes. “O clima de competição faz com que cada atleta queira mostrar tudo o que foi treinado. A disputa é muito acirrada e o acompanhamento constante de cada resultado deixa o clima ainda mais interessante”, destacou.

Durante a cerimônia, após o acendimento da pira olímpica, os atletas prestaram o juramento esportivo, entoaram os seus gritos de guerra e desfilaram em continência ao Comandante da EPCAR. O atletismo foi a primeira prova a ser disputada, logo após o término da solenidade e, com jogos ocorrendo ininterruptamente, a 64ª edição do troféu Tenente Lima Mendes também é um momento de preparação para a NAE, competição esportiva entre as três escolas militares das Forças Armadas. O encerramento da Lima Mendes está previsto para a tarde do dia 08 de maio, com a realização da última partida do futebol e com a solenidade de encerramento. A programação completa está disponível na página da EPCAR.


Tenente Lima Mendes

A competição Tenente Lima Mendes é uma disputa militar interna, realizada anualmente, e foi instituída em 21 de maio de 1951, em homenagem ao Tenente Aviador Pedro de Lima Mendes. O militar iniciou sua carreira na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Porto Alegre. Passou pela Escola de Realengo e posteriormente foi transferido para o Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro, como Cadete do Ar.

Como Tenente Aviador, durante a Segunda Guerra Mundial, na Itália, integrou o 1º Grupo de Aviação de Caça.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sgt Júlio Fonseca
Fotos: Sgt Valentim / Sgt Domingos
 
 
Fim do conteúdo da página