Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > Esquadrão Pastor realiza Exercício de Campanha
Início do conteúdo da página

Realizado anualmente, o EXEC proporciona aos alunos procedimentos, técnicas e táticas para uso em várias situações da vida castrense


Entre os dias 29 de março e 03 de abril, os alunos do Esquadrão Pastor, 3° ano do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR), participaram do Exercício de Campanha (EXEC), visando uma melhor preparação através de treinamentos de técnicas, táticas e procedimentos para as mais diversas situações adversas advindas de uma atuação militar em situações hostis. As atividades foram realizadas nas dependências da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), na área de acampamento da Escola e, também, no 11° Batalhão de Infantaria Leve de Montanha (11° BI Mth), sediado na cidade de São João del-Rei (MG).

O Major Aviador José Adriano Hespanhol assumiu o comando do Esquadrão Pastor em janeiro de 2019 e destacou que os objetivos do exercício foram atingidos, afirmando que os integrantes da turma, além de concluírem com êxito o EXEC, levarão grandes aprendizados para suas vidas e, a partir de agora, ficam mais fortalecidos para o prosseguimento de suas carreiras militares. “Tenho certeza que hoje somos pessoas melhores que há uma semana atrás. Estes momentos de estresse, de cansaço e de desgaste psicológico servem para que valorizemos mais as coisas simples do dia a dia. Afirmo que eles estão aptos a reconhecer e valorizar situações do cotidiano. O EXEC é também uma oportunidade para que cada um possa se conhecer melhor diante de uma situação adversa, onde exige-se um controle psicológico adequado. O desempenho dos alunos, em todas as etapas, conjuntamente ao esforço e dedicação de cada um, foi muito bom, sendo elogiados e reconhecidos pelos instrutores. As alunas, de forma especial, se destacaram pela garra e coragem em enfrentar todos os obstáculos vivenciados. O Comandante está muito orgulhoso, posso afirmar”, concluiu.

O EXEC é realizado anualmente e tem o objetivo de prover aos alunos treinamentos dos procedimentos, técnicas e táticas básicas de uso do equipamento individual, marchas, estacionamento, deslocamentos terrestres, exercícios de maneabilidade e exercícios práticos. O exercício é estruturado de forma a proporcionar aos alunos uma atividade de campanha dinâmica, em que os instruendos recebam conhecimentos teóricos e práticos básicos, necessários a todo militar.

As experiências dos exercícios de campanha ficam eternizadas em todas as turmas do CPCAR e seus aprendizados são levados por toda a vida do aluno. Este fato não será diferente com a aluna Isabella Almeida Bernardes. Ela afirmou que todas as experiências vividas concretizaram-se em um excelente aprendizado, sendo fundamentais para que cada participante mensurasse os seus verdadeiros limites. “Superar as dificuldades e obstáculos impostos pelo EXEC e concluí-lo com excelência, é fundamental para o futuro de nossa profissão, pois todos os ensinamentos e conhecimentos compartilhados serão utilizados em nossas carreiras como oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB). É mais um momento para descobrirmos nossos verdadeiros limites. Tínhamos uma percepção e descobrimos, durante estas atividades, que somos infinitamente capazes de superar qualquer adversidade”, afirmou.

Agora, vencida mais esta etapa, os alunos do Esquadrão Pastor voltam suas atenções para as primeiras provas parciais, que ocorrerão ainda no mês abril. Conjuntamente, continuam a preparação para os exames do CPCAR, visando a conclusão do curso e uma vaga na Academia da Força Aérea (AFA).

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sgt Júlio Fonseca
Fotos: Sgt Valentim

 

Fim do conteúdo da página