Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > Militar da EPCAR é condecorado pelo Ministério da Defesa
Início do conteúdo da página


Major Moura atualmente ocupa a função de Subcomandante do Corpo de Alunos da EPCAR

Na manhã de sexta-feira (22/03), em cerimônia militar presidida pelo Ministro da Defesa, General Fernando Azevedo, ocorreu a imposição da Medalha Mérito Desportivo Militar a mais de 100 personalidades que contribuíram para o desporto militar. A solenidade, que é promovida pelo Ministério da Defesa (MD), ocorreu no Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx), localizado na Fortaleza de São João (Rio de Janeiro/RJ) e contou com a presença do Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), Tenente-Brigadeiro do Ar Raul Botelho, além de diversas autoridades civis e militares.

Militar da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), o Major Aviador André Cardoso Moura, atualmente no Corpo de Alunos da Escola, também foi um dos agraciados. Piloto de transporte e entusiasta esportivo, ao longo de mais de 10 anos, o militar participou das equipes de atletismo, triatlo militar, pentatlo militar e pentatlo aeronáutico da Força Aérea Brasileira (FAB), tendo participado, neste período, de competições nacionais e internacionais, civis e militares. “Durante a minha trajetória esportiva, nem nos meus melhores sonhos, imaginei ser reconhecido algum dia pelo meu país. O papel da prática de atividade física no período de formação foi fundamental para o sucesso nas minhas conquistas. Dedico esse momento ao principal incentivador do esporte em minha vida, um ex-aluno da EPCAR, meu pai”, concluiu.

Em seu discurso, o Ministro da Defesa destacou que a distinção pelo Mérito Desportivo Militar, neste ano, possui significado ainda maior. “É o ano em que o foco está na seleção e na preparação de nossos atletas que vão representar o Brasil e nossas Forças Armadas nos Sétimos Jogos Mundiais Militares. Muitos dos senhores e senhoras aqui presentes, agraciados ou na assistência, são responsáveis pelo êxito do Programa de Atletas de Alto Rendimento”, elogiou. No mundial militar de outubro, na China, o Brasil pretende permanecer entre as grandes potências militares esportivas. O ministro ressaltou os bons resultados obtidos pelos esportistas integrantes do Programa de Atletas de Alto Rendimento (PAAR) do MD.

A sargento da Força Aérea e jogadora de basquete, Karla Cristina Martins da Costa, também foi uma das condecoradas. Atleta olímpica em Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012, Karla é integrante do PAAR desde 2004. “Sinto-me extremamente honrada e feliz. É um orgulho, principalmente, no meio militar, uma consagração tão importante”, declarou.

A medalha

Criada pelo Decreto nº 5.958, de 07 de novembro de 2006, a Medalha Mérito Desportivo Militar destina-se a agraciar os militares das Forças Armadas brasileiras, os civis brasileiros, os policiais militares e os bombeiros militares brasileiros que tenham se destacado em competições desportivas nacionais e internacionais, além dos militares e civis brasileiros e estrangeiros, organizações militares e instituições civis nacionais e estrangeiras que tenham prestado relevantes serviços ao desporto militar do país ou apoiado o Ministério da Defesa no cumprimento de suas missões constitucionais.

 

Fonte: EPCAR, por Maj Moura / Ascom MD, por Lane Barreto
Edição: Seção de Comunicação Social, por Sgt Júlio Fonseca
Fotos: Sgt Manfrim e Tereza Sobreira (MD) / arquivo pessoal do Maj Moura
 
 
Fim do conteúdo da página